Marketing Offline morreu? Entenda como as mídias sobrevivem

O Marketing Offline abrange toda as ações de divulgação que acontecem fora do universo digital, bem como rádio, outdoor, comerciais em televisão e anúncios em revistas. “Quem ainda assiste televisão e ouve rádio nos dias de hoje?”, este é um dos comentários realizados quando se fala em Marketing Offline. 

“Quem ainda vê tv e ouve rádio hoje em dia? O Marketing Offline morreu!”, esta com certeza não é uma frase nova para você, dono de empresa ou atuante no mercado da comunicação. 

No último ano, quantas vezes você ouviu algum comentário referente à Marketing Offline afirmando que as ações de divulgação que não englobam o universo digital estavam perdendo a força e a necessidade? Muito provavelmente em diversas ocasiões. 

A frase popular “marketing é a alma do negócio” diz muito a respeito das estratégias de divulgação de uma empresa que, na maioria das vezes, conta com um bom planejamento e traça estratégias assertivas de divulgação. 

Embora o conceito de marketing seja abordado como algo extremamente atual, ele na verdade é uma ciência - ou arte - dos nossos tempos, das gerações Y e Z. O  marketing é uma das maneiras mais difundidas de se fazer marketing e desenvolver um relacionamento com o consumidor. 

Porém aqui, você aprenderá sobre o conceito, as vantagens e as formas de executar as estratégias de Marketing Offline. 

O que é Marketing Offline? 

O Marketing Offline abrange todas as ações de divulgação que acontecem fora do universo digital, bem como rádio, outdoor, comerciais e anúncios em revistas. As divulgações feitas através das mídias tradicionais deram início às propagandas de produtos e serviços. O ato promocional tem como objetivo difundir uma marca, utilizando as mídias tradicionais como ferramenta de posicionamento e branding.

Marketing Offline ainda vale a pena? 

Você, que acompanha diariamente o crescimento do Marketing Digital e tem visto o boom do conceito durante a pandemia, acredita que investir em Marketing Offline é nadar contra a correnteza? Mostramos a você a força que o meio de comunicação tem e o aumento expressivo que sofreu nos últimos meses.

Uma pesquisa realizada pelos grupos Cultura Audiovisual e Tecnologia (CAT) e Comunicação, Cultura e Discurso (Grudi), sob a coordenação do Departamento de Comunicação da Ufes, baseou-se em mais de 830 pessoas de todas as regiões do país. O estudo comprovou que a maioria delas aumentou o consumo de mídias e de busca por informação durante a pandemia. 

Quando falamos em canais de comunicação, a televisão é o primeiro meio em que as pessoas buscam informações, com mais de 73,41%. O Brasil segue a tendência mundial: o consumo de TV e sites de notícias aumentou durante o período de isolamento social. Para atender o público que tem passado ainda mais tempo em casa, a televisão ampliou suas programações jornalísticas. 

Embora muitas pessoas ainda acreditem que o investimento em ações offline está com os dias contados, os números mostram o contrário. É fundamental lembrar que as oportunidades fora do mundo digital são tão vantajosas quanto a divulgação online. Afinal, a propaganda deve estar onde o consumidor está. 

Caminhar pela rua, ler materiais impressos e assistir à TV são algumas das atividades vivenciadas diariamente. As pessoas transitam entre os universos on e offline. 

Além disso, é fundamental lembrar que existem pessoas sem acesso à internet, seja por questões financeiras, geográficas ou simplesmente por não se adaptarem aos dispositivos. O Marketing Offline exerce um papel muito importante no combate às fake news por contar com uma curadoria ainda mais seleta.

Diferenças entre Marketing Offline e Digital

Você sabe quais são as principais diferenças dos dois tipos de comunicação?
As dessemelhanças vão bem além dos canais utilizados para executar as estratégias. 

  • Público impactado

O alcance das ações realizadas no Marketing Digital e no Marketing Offline é a maior diferença entre os dois tipos de divulgação. O Marketing Offline, com outdoor e anúncio em televisão, por exemplo, pode alcançar milhares de pessoas. Porém, não é possível controlar quem vai ver o material, ao contrário dos anúncios do Marketing Digital, onde é possível segmentar o perfil dos consumidores que a marca deseja alcançar.

  • Investimento

Muitas pessoas ainda acreditam que para investir em ações estratégicas não é necessário planejar o budget. Mas, para obter grandes resultados é necessário realizar consideráveis investimentos, tanto em campanhas offline quanto em campanhas digitais.  

No ramo online, o empreendedor pode definir o budget utilizado para as ações em cada um dos canais de comunicação, e o anúncio pode ser mostrado para um número menor de usuários, de maneira mais assertiva. 

No setor offline, a empresa baseia-se nos meios de comunicação disponíveis nas regiões que desejam alcançar. Embora não seja possível segmentar o público que será impactado pelo anúncio realizado. 

Empresas que não têm o hábito investir em ações estratégicas acabam tendo limitações para atingir as metas traçadas durante o planejamento desenvolvido. 

  • Análise de resultado

A maneira como os resultados destes dois tipos de estratégias são bem distintas. Vale lembrar que o Marketing Offline tem como objetivo reforçar o nome da marca e torná-la conhecida no mercado. 

Para medir a eficiência de uma campanha é necessário considerar o número de visitantes na loja, por exemplo. Já no Marketing Online, é possível medir os resultados do anúncio feito por meio do CPC do tráfego do site e também no número de leads. 

Você conseguiu compreender ainda mais sobre o conceito de Marketing Offline e quais são suas vantagens? Confira a matéria “Marketing Phygital: a fusão dos mundos on e offline” para entender de maneira ainda mais profunda a relação e também a junção dos dois universos tão importantes para a comunicação. 

Nós somos e acreditamos na comunicação onlife - para compreender o termo confira a matéria “Online: a importância da comunicação 360º” - pois a interação dos dois formatos de comunicação, online e offline, promove e enfatiza o diálogo contínuo em todos os meios de conversão. 

Quer ter um relacionamento onlife com os consumidores? Junte-se a nós e conte com quem entende!  

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