É perceptível: a comunicação das empresas mudou muito nos últimos anos. Os conteúdos que antes eram feitos com o intuito de impactar a grande massa, sem uma estratégia de direcionamento, passou a ser focado na segmentação do público-alvo que precisa ser captado.
Com a chegada da internet e com a atuação das marcas nas mídias digitais, este comportamento mudou e tornou-se um diálogo com pessoas que possam realmente se interessar pelo serviço ou produto oferecido pela empresa anunciante.
A internet possibilitou, e muito, o filtro e assertividade das informações. Nos meios digitais, o usuário não é mais submisso a qualquer tipo de conteúdo, ele consome somente o que acredita ser de valor para sua vida. Esta seletividade é o que faz as empresas dialogarem de maneira cada vez mais direta em todos os formatos de anúncio.
Mas afinal, o que é ser Onlife?
O termo “onlife” é a integração dos dois formatos de comunicação: online e offline, e enfatiza a necessidade de manter um diálogo contínuo em todos os meios de conversão. Afinal de contas, uma mensagem só é compreendida quando há um reforço em diferentes lugares.
O posicionamento e a imersão das empresas nas mídias digitais deixou ainda mais claro que: a comunicação feita através das telas também precisa se estender para as ruas. Isso não quer dizer que se a empresa realizar uma campanha digital, no Instagram, ela também precise investir em um outdoor. Ser onlife é estar presente e conversar com o público-alvo em todos os meios que ele frequenta, de acordo com as estratégias traçadas, lógico.
Ter uma comunicação 360º significa ter uma visão completa de todos os mecanismos de informação, sejam eles digitais ou não. Para que a mensagem transmitida seja fluida e alcance o público desejado é preciso definir estratégias e processos e não esquecer da humanização. É fundamental lembrar que os consumidores são pessoas e que buscam ser compreendidas.
Em resumo: ser onlife é ultrapassar os limitantes e interagir em todos os possíveis formatos de comunicação, quando estão alinhados com o objetivo de determinada ação, claro. Dialogar com o público através da tela e também pessoalmente é o casamento perfeito para gerar ainda mais identificação com a marca.