Durante uma conversa sobre Marketing Digital, você já se sentiu perdido por não compreender alguns dos termos utilizados? Para ajudar os iniciantes da área online - e também os mais experientes - listamos alguns dos principais termos usados no conceito de comunicação através das mídias digitais. Confira!
O Marketing Digital, conjunto de ações online que visa a experiência do consumidor em sua jornada de compra, tem uma comunicação bastante própria. Isso acontece justamente por conta das diversas estratégias do conceito: técnicas, métodos e ferramentas disponíveis para criar campanhas assertivas e bem-sucedidas.
Apesar do exponencial crescimento e domínio de mercado, o Marketing Digital utiliza termos que, no primeiro momento, podem gerar dúvida ao ouvinte. A constante mudança faz com que novos termos e conceitos precisem ser compreendidos e explicados por quem atua no ramo. Pensando nisso, elaboramos um glossário do conceito com tudo que você precisa conhecer.
Confira e fique por dentro do universo digital!
A
Algoritmo
É uma sequência de instruções para que um computador possa realizar determinada ação. O Google, por exemplo, usa um tipo de algoritmo para monitorar os resultados de buscas e outro para os anúncios no Google Ads. O Facebook conta com o “passo a passo” apenas para o feed de notícias, e o Twitter também.
Analytics
São as informações resultantes da análise de dados ou estatísticas de um site, e-mail marketing, plataforma, entre outros. Pode se referir ao Google Analytics, ferramenta de análise do Google, ou a outras ferramentas similares.
Automação de marketing
Basicamente é o ato de determinar tarefas automatizadas, visando a praticidade diária e priorizando o objetivo estratégico traçado. O termo é muito conhecido quando falamos sobre o uso de e-mail marketing e autoresponder, onde uma série de opções de e-mails é disparada automaticamente para desenvolver relacionamento com os consumidores e possíveis consumidores.
B
Banner
É um dos tipos de anúncios mais tradicionais, em forma de imagem, veiculados em sites, blogs, e-commerces e portais de informação. Se o anunciante for de outra empresa, o dono do site cobra um valor para que a divulgação da marca possa ser feita. Quando é usado pelo próprio dono, o banner pode conduzir o consumidor para páginas específicas.
Brand Persona
É uma estratégia baseada na criação ou identificação de um personagem que representa os valores da sua marca. Para humanizar a empresa e tornar a comunicação com o consumidor ainda mais natural, a brand persona, que é a “cara da marca”, tem voz, trejeitos e personalidade própria. O personagem gera valor à marca por meio de recursos como engajamento, interação e posicionamento no mercado.
Branding
Está relacionado à gestão da sua marca, ou seja, como os consumidores enxergam a empresa diante dos produtos, serviços prestados e canais de comunicação utilizados. Toda ação executada visa tornar a marca ainda mais conhecida ou estabelecer identificação com os consumidores. Por isso, é fundamental trabalhar de maneira estratégica o design, as cores, o logotipo, a brand persona, o site, a tipografia e os valores da empresa. O que sua marca se propõe a fazer pelo mundo e quais causas ela abraça são posicionamentos que a aproximam ainda mais do público.
Brainstorm
É a técnica utilizada para compartilhar ideias, sugestões, propor e apresentar soluções. A reunião, que pode ser interna e também com o próprio cliente envolvido, consiste em fomentar ações estratégicas para solucionar determinado problema.
Briefing
Nada mais é do que um resumo escrito de diretrizes. Mais precisamente, é o ato de transmitir informações básicas ou instruções de maneira detalhada, quase como um passo a passo, de maneira concisa, para à pessoa ou time que irá executar um determinado job. Ele é essencial para a criação do trabalho e reúne todas as recomendações necessárias para que o projeto possa ser concretizado.
Budget
É o orçamento que sua marca tem à disposição para executar as campanhas e ações. O budget é fundamental para nortear as ações estratégicas e delimitar o investimento de cada projeto, seja ele pontual ou anual.
Blog
É o site onde são publicados artigos, dicas, entrevistas, vídeos e imagens com regularidade, com o objetivo de dialogar com os leitores, formar uma base de visitantes e mantê-los atualizados periodicamente.
C
CAC (Custo de Aquisição de Cliente)
É a métrica que permite que sua empresa saiba o valor que está gastando para conquistar cada cliente novo. Sabendo este número é possível criar e adaptar orçamentos e ações estratégicas de marketing.
Conversão
Este é sem dúvida um dos termos mais usados no Marketing Digital.
A conversão acontece quando um usuário cumpre o objetivo principal de uma ação estratégica aplicada dentro de determinada página. Quando o usuário cadastra seus dados pessoais, baixa um material gratuito, solicita um orçamento ou contato, ocorre uma conversão.
CRM (Customer Relationship Management)
O termo em inglês significa “gestão de relacionamento com o cliente”, e é um dos sistemas mais importante para uma empresa. Além de manter o cadastro de todos os consumidores em um único lugar, o CRM centraliza informações importantes como histórico de atendimento, de compras, canais de contato e preferências.
CTA (Call-To-Action)
É uma chamada para ação, ou seja, um gatilho que incentiva o usuário a tomar uma determinada atitude, como clicar em um link, adquirir um produto, comentar em uma publicação, fazer uma inscrição, mencionar um amigo nos comentários. O CTA é imprescindível em toda e qualquer ação estratégica. Ele é um convite para os consumidores interagirem com algum conteúdo. A chamada para ação deve ser a última coisa que a pessoa vê antes de tomar uma atitude. Por isso ele precisa ser irresistível o suficiente para convencer o consumidor de que a proposta em questão é interessante.
CPC (Custo por Clique)
Há diversas maneiras de pagar pelos anúncios patrocinados, e o CPC é uma delas. Como o nome já diz, ao optar por este formato a empresa anunciante paga a cada vez que o consumidor clica no link da ação estratégica. A opção é indicada para as marcas que estão iniciando os anúncios, e é bastante utilizada pois ajuda no controle financeiro da campanha.
CPM (Custo por Mil)
Assim como o CPC, o CPM é outra maneira de pagar por anúncios patrocinados, desta vez representa o custo por mil impressões. A cada mil vezes que o anúncio é exibido, a empresa anunciante paga. A alternativa é indicada para empresas que já possuem uma estratégia de marketing bem traçada e grande fluxo de visitantes.
D
Dark post
Ao realizar um anúncio no Facebook - empresa proprietária e que gerencia o Instagram, você pode escolher entre impulsionar uma publicação já existente ou criar uma nova campanha. Ao escolher a segunda opção, automaticamente, você está criando um dark post. Ou seja, uma publicação destinada apenas para um público segmentado e que não será visível na timeline da sua empresa. Ao invés de criar conteúdos semelhantes que podem parecer repetitivos para o consumidor, você pode investir em publicações direcionadas e personalizadas. Assim, apenas quem tem o perfil de determinada ação estratégica, é impactado e pode converter pelo anúncio.
E
E-mail marketing
Sabe os e-mails de diversas empresas, oferecendo produtos e serviços, que você recebe diariamente? Isso é e-mail marketing!
A tática é muito utilizada para manter os leads interessados nos conteúdos que determinada marca tem a oferecer, e conduzir os usuários pelo funil de vendas.
Engajamento
No universo do Marketing Digital, o termo está relacionado às interações - curtidas, comentários, compartilhamentos, salvamentos, cliques nos links - que os usuários têm com os conteúdos publicados por sua marca.
F
Formulário de conversão
São os campos de informações (nome, e-mail, telefone, cargo) que podem ser preenchidos pelo usuário de um site em troca de algum conteúdo, como download de material, cadastro ou acesso à uma oferta exclusiva. Sempre que um usuário deixa seus dados no formulário, ele realizou uma conversão.
Funil de Vendas
Imagine um triângulo invertido. Nele estão desenhados os diferentes estágios em que os potenciais clientes se encontram no processo de venda. Alguns estão simplesmente começando a se relacionar com os conteúdos da marca, outros já estão pensando em efetuar a compra. O funil costuma ser dividido em três fases: Topo do Funil (ToFu), Meio do Funil (MoFu) e Fundo do Funil (BoFu).
Cada uma destas três etapas necessita de estratégias diferentes. Afinal, são usuários em níveis de entendimento e interesse diferentes. Para o topo do funil são usados conteúdos introdutórios com o objetivo de aproximar o visitante. No meio do funil, os conteúdos direcionados são um pouco mais aprofundados e buscam fortalecer o relacionamento com o usuário. No fundo do funil, o usuário está próximo da compra e, nesse momento, os conteúdos devem servir para tirar dúvidas específicas, mostrar estudos de caso e quebrar objeções.
G
Growth Hacking
É o conjunto de estratégias que têm como objetivo gerar um crescimento rápido na base de clientes. Para isso, é necessário envolver diferentes canais de comunicação, setores e testar ações estratégicas diferentes.
Google Ads
É a plataforma que permite a exibição de anúncios nos resultados das pesquisas do Google - no topo ou no lado direito da página -, ou em sites parceiros. Para direcionar e otimizar o anúncio, é possível segmentá-lo para públicos ou palavras-chave específicas.
I
Inbound Marketing
O termo significa “marketing de atração”, e é uma nova forma de conquistar clientes. Ao invés de interrompê-los enquanto navegam digitalmente, como os anúncios costumam fazer, a estratégia é chamar atenção do consumidor através de conteúdos interessantes, relevantes e personalizados.
J
Job
O termo em inglês significa “trabalho”. Na publicidade, é utilizado para caracterizar trabalhos específicos feitos para um cliente e também pode designar demandas particulares dentro de um projeto maior.
K
KPIs (Key Performance Indicators)
São os indicadores quantitativos definidos como parte da estratégia de Marketing Digital da sua empresa. Os dados servem para mensurar as ações estratégicas e monitorar as metas, acompanhando o processo com base nos números.
L
Landing Page
O termo em inglês significa “página de destino/aterrissagem”, e é qualquer página que faz a função de filtrar o público interessado e serve como porta de entrada para os possíveis visitantes de um site. A LP, como é conhecida no Marketing Digital, é uma ação estratégica de conversão, como vendas ou geração de leads.
Lead
É um potencial cliente. Ou seja, um usuário que disponibilizou seus dados de contato (nome, e-mail, telefone) em um formulário de conversão, pois se interessou pela sua empresa. Este processo é chamado de “geração de leads”. Após deixar seus dados, o usuário recebe mais conteúdos e informações através do funil de vendas, podendo se transformar em cliente.
Links Patrocinados
São os anúncios pagos exibidos nos resultados de busca - no Google, por exemplo - de acordo com as palavras-chave digitadas ou em sites de empresas parceiras como Display.
M
Marketing de Conteúdo
Ele pertence à estratégia de Inbound Marketing, e tem como objetivo atrair um determinado público-alvo através da produção e publicação de conteúdos relevantes e de valor nos mais diversos formatos: textos, imagens, vídeos, e-books, infográficos. Os conteúdos são trabalhados de maneiras específicas nas diferentes etapas do funil de vendas
Marketing de Influência
É o conjunto de estratégias e ações que utiliza produtores de conteúdo com alto poder de convencimento, como artistas e celebridades, buscando influenciar na decisão de compra dos consumidores.
Materiais Ricos
São parte fundamental de uma estratégia de Marketing de Conteúdo. O principal objetivo de materiais como e-books, infográficos, vídeos, whitepapers é gerar leads. A conversão é realizada quando o usuário preenche todos os dados e em troca baixa o material rico gratuito.
Métricas de Vaidade
Qualquer dado que não ajudará sua empresa a tomar uma decisão sobre determinada estratégia de Marketing Digital. O número de seguidores nas redes sociais, por exemplo, é uma destas métricas. Afinal, o número não está relacionado com o faturamento da marca.
Marketing Viral
É o sonho de todos os profissionais atuantes na área da comunicação online. O termo representa uma campanha que se espalha de maneira rápida, como um vírus, e faz sucesso espontaneamente. Para este tipo de reação, as estratégias digitais precisam ser bem traçadas e amarradas.
Mídias Sociais
Engloba não apenas as redes sociais, mas websites e aplicativos de comunicação que conectam pessoas em todo o mundo. Um terço da população está nestas plataformas. No Brasil, as mídias sociais mais populares são Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp.
N
Newsletter
Bastante confundida com E-mail Marketing, a News é, na verdade, um pedaço de uma estratégia maior de marketing utilizando e-mails. O objetivo da ação é gerar leads através de ofertas de conteúdos periódicos que sejam de interesse do público-alvo da sua empresa. Os materiais enviados ajudam a segmentar e manter os usuários ativos e interessados.
O
Outbound Marketing
O Inboud Marketing se baseia na produção de conteúdos de valor. Já este conceito utiliza a abordagem direta, com a identificação de clientes potenciais, e inicia um diálogo visando efetuar uma venda. Para uma estratégia assertiva, os dois conceitos podem ser usados em conjunto.
P
Palavra-chave
É a palavra, ou expressão, que resume um tema a ser buscado na internet.
Por exemplo: um conteúdo voltado para a área de investimentos pode utilizar a palavra-chave “como fazer seu dinheiro render”. Os dados de SEO baseiam-se nesses termos para otimizar as páginas e mostrar o conteúdo nos resultados do Google.
Persona
É a representação fictícia do cliente ideal da sua empresa. O personagem precisa reunir características fundamentais (nome, idade, gênero, escolaridade), e comportamentais (gostos, preferências, valores, desejos, sonhos, frustrações). Apenas desenvolvendo um personagem a empresa é capaz de “visualizar” e entender com quem dialoga.
R
Remarketing
O termo significa fazer marketing novamente para a mesma pessoa, visando gerar ainda mais impacto sobre alguém que já demonstrou interesse no serviço ou produto anunciado.
Na prática, a estratégia mais utilizada é aplicada em e-mails enviados à base de clientes, incentivando-os a tomarem uma atitude.
ROI (Return On Investment)
O termo em inglês significa “retorno sobre investimento’. Ou seja, é a forma de saber se o dinheiro investido em determinada ação estratégica de marketing reverteu em lucros ou não. O cálculo é essencial para garantir que apenas ações lucrativas sejam realizadas, e que a empresa saiba os métodos que não funcionam.
S
SEM (Search Engine Marketing)
O termo em inglês significa “marketing de busca”, e é a junção do SEO com links patrocinados. As duas táticas são utilizadas para conseguir o máximo de resultado no menor prazo possível.
SEO (Search Engine Optimization)
O termo também em inglês - assim como todos os já citados - significa “otimização para motores de busca”. É uma sequência de técnicas que auxiliam no posicionamento das páginas de um site em buscadores de pesquisa, como Google, por exemplo. Quanto mais assertivo estiver o SEO, mais usuários visitarão as páginas.
T
Taxa de Abertura
É a porcentagem de pessoas que abre um e-mail enviado pela sua empresa.
Taxa de Clique
É a porcentagem de pessoas que clica em qualquer um dos links presentes no e-mail enviado por sua empresa ou em outro conteúdo, como publicações nas redes sociais.
Taxa de Conversão
É a porcentagem de usuários que realiza uma ação desejada pela empresa, gerando a conversão em clientes ou leads. Esta taxa pode ser utilizada e medida nos mais diversos canais de comunicação, como e-mail marketing, páginas de vendas, blogs, redes sociais.
Teste A/B
São testes feitos com duas ou mais variações da mesma peça, sejam elas publicações nas redes sociais, disparos de e-mail e versões em sites. O teste tem como objetivo avaliar qual das versões apresenta mais interesse aos usuários. Ao testar duas versões, utilize informações diferentes, como assunto/título do e-mail, CTA da postagem e direção criativa.
Tráfego Orgânico
São as visitas no site vindas de fontes pelas quais sua empresa não pagou para exibir determinado conteúdo. Acessos diretos no blog, nas redes sociais, buscas naturais no Google e visitas vindas de cliques na newsletter caracterizam este tipo de tráfego.
Tráfego Pago
São as visitas no site vindas de anúncios e publicações pagas em redes sociais, banners, Google Adwords e outras ferramentas.
U
UX (User Experience)
O termo em inglês significa “experiência do usuário”. A estratégia visa não só entregar o melhor conteúdo ao consumidor, como também garante que sua experiência de navegação seja o mais agradável, simples e atraente possível. Ter um site com design responsivo, organizado e intuitivo é essencial para a experiência e jornada do cliente.
W
Webinar
É um tipo de conteúdo transmitido no formato online, como uma aula, entrevista, conversa e palestra. O material pode ser compartilhado ao vivo ou ser gravado.
Gostou de conhecer os significados dos até então 49 termos de Marketing Digital “traduzidos”? Esperamos que este guia auxilie seu entendimento sobre o universo online e facilite sua comunicação quando for tratar de assuntos relacionados ao tema. Não se preocupe, iremos atualizar este glossário com frequência para que você fique por dentro de todos os termos e conceitos!