Marketing Digital? Aprenda sobre o conceito, como executá-lo e como traçar sua estratégia

Marketing Digital: muito se fala sobre, mas você realmente o que ele engloba? Marketing Digital é o conjunto de ações online que têm como objetivo atrair novos consumidores, criar relacionamentos e desenvolver a identidade da marca. SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo são suas principais estratégias.

Se uma palavra pudesse definir o conceito de Marketing Digital ela seria: interatividade. O conjunto de ações digitais é cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, justamente por ter uma comunicação que não visa o produto e sim a experiência do consumidor em sua jornada de compra.

Apesar de ser bastante abordado, o conceito abrange diversas estratégias. Marketing Digital não é sobre falar, é sobre dialogar e compreender o público. Publicações, ações e campanhas permitem que os consumidores interajam, opinem e compartilhem conteúdos relevantes em poucos cliques, aumentando o engajamento e reconhecimento da marca.

O que tudo o Marketing Digital engloba? Qualquer ação de uma empresa pertence ao conceito? Como manter o relacionamento ainda mais próximo e fiel com o consumidor? Preparamos este material completo onde estas e outras questões são respondidas. Aprenda o conceito, como aplicá-lo e como inseri-lo no seu negócio. 

Mas primeiro, o que é Marketing Digital? 

Marketing Digital é o ato de promover produtos ou marcas através das mídias digitais. O conceito é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de maneira direta, personalizada e no momento certo. 

Antes é importante dizer que: o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking dos países que passam mais tempo na internet. Diariamente, em média, são nove horas navegando em sites e redes sociais. Quando falamos em marketing é impossível ignorar estes dados.

É por isso que o Marketing Digital é o principal meio de conceituar marketing nos dias atuais. O termo é utilizado para resumir todas as ações digitais de marketing realizadas por uma empresa - blog, site, motor de busca, mídias sociais e e-mail são alguns dos canais utilizados para sanar as dores e desejos dos clientes. 

Quais são os ramos que utilizam o Marketing Digital? Todo e qualquer negócio que tenha o objetivo de se comunicar com seu público. Universidades, igrejas e organizações não governamentais são alguns dos nichos que também utilizam o conceito para fortalecer a comunicação. 

Tudo está conectado e qualquer situação pode influenciar o momento da aquisição de um produto ou serviço. Fatores culturais, políticos, geográficos, psicológicos e jurídicos podem mudar o rumo da decisão do consumidor. 

Seja você uma pessoa física ou uma das mentes por trás de uma empresa, lembre-se sempre que deve: começar de onde está, fazer o que puder e usar o que tem à disposição no momento. 

O grande fluxo de comunicação e pessoas que a internet proporciona favorece estratégias bem pensadas e ágeis, como Search Engine Optimization (SEO), Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. 

Aumentar a rede de contato, fortalecer a imagem da marca no mercado e fomentar as vendas são alguns dos objetivos em que o Marketing Digital é fundamental para alcançá-los. Afinal, os meios digitais são excelentes para testar a efetividade das ações traçadas.

Por que investir em Marketing Digital? 

Você já deve ter percebido o quanto o universo digital evoluiu desde que a pandemia começou. A maneira de fazer marketing, para melhor, mudou tanto para empresas quanto para consumidores. Dentre todas as vantagens do Marketing Digital, algumas podem representar economia tanto para a empresa quanto para o público.

(Fonte: Google Trends)

 

  • Interatividade 

Esta é uma das principais razões pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, principalmente o offline. Como já pontuamos: o foco não é o produto e sim a experiência do cliente. 

Por isso, de um lado, as empresas realizam campanhas, publicações e ações e do outro, os consumidores podem interagir com as marcas aumentando seu engajamento. 

  • Análise de dados 

Em 1990, quando as agências de marketing e publicidade estavam ganhando visibilidade, existiam poucos métodos capazes de medir a efetividade das campanhas publicitárias e anúncios veiculados. 

Até a chegada da internet, com certeza, muito dinheiro foi gasto em ações ineficientes. Afinal, não era possível medir se um cliente havia sido convencido, pela ação de marketing, a comprar um produto ou serviço. Sem esta informação, como dizer que a estratégia foi efetiva? 

A análise de dados é uma etapa fundamental para que a empresa possa verificar seu posicionamento e suas estratégias. Métricas como o ROI (Retorno sobre Investimento) e CAC (Custo de Aquisição de Clientes) podem - e devem - ser analisadas. Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente e buscar soluções em tempo real. 

  • Oportunidades ultrapassam limites 

A internet - dentre milhares de benefícios - eliminou a distância entre empresas e consumidores. Atualmente, pequenas marcas têm a oportunidade de atingir o país inteiro, e o mundo, através de campanhas estratégicas para atrair consumidores. 

Limite: definitivamente a internet não conhece esta palavra. O lado positivo? Os consumidores têm mais possibilidades de conhecer empresas com as quais se identificam, e as empresas podem criar um relacionamento online fiel com seu público, aumentando as suas oportunidades de venda. 

  • Direcionamento 

Para uma marca, porta-voz de um propósito, conseguir falar com o máximo de pessoas possível é fundamental, se o objetivo estratégico for alcance. Um dos grandes diferenciais do Marketing Digital é que as empresas conseguem fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas, ou seja, aquelas que realmente têm o perfil da marca.

Além de economizar dinheiro através da segmentação - afinal, pessoas que não têm interesse nos produtos e serviços da marca consomem parte da verba -, você passa a conhecer melhor seu público e torna-se cada vez mais especialista em conquistá-lo. 

Como começar a trabalhar com Marketing Digital? 

Para criar uma estratégia de Marketing Digital, primeiro, é preciso estabelecer os objetivos. Para alcançar os objetivos, o melhor caminho e planejar diferentes ações possíveis. 

Após isto, considerar a persona da marca, os recursos disponíveis e o cenário em que o negócio se encontra é fundamental para estabelecer um plano para tornar o objetivo realidade. 

Você não sabe como definir seus objetivos, acompanhar os KPIs que têm importância direta para sua marca e traçar a persona - representação do consumidor ideal? 

Conte conosco, estamos aqui para mostrar à sua empresa o melhor do universo do Marketing Digital! Sua marca merece ultrapassar limites, se conectar diretamente com o público e faturar através de estratégias digitais bem traçadas.

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