Empresa future ready: o que falta para a sua se tornar uma?

Você já parou para pensar que no atual momento em que vivemos toda empresa passa a ser uma empresa de tecnologia? As mudanças constantes fazem com que o futuro digital seja cada vez mais real e esteja cada vez mais presente nas atividades diárias.

“Desafio future ready: toda empresa é uma empresa de tecnologia” foi um dos temas discutidos na quarta edição do evento Frontiers Unlocked, da MIT Sloan Management Review Brasil. Online e gratuito, vários nomes do mercado foram convidados para conversar sobre o assunto.

O evento, que começou em 2020 com um encontro presencial, teve que ser readaptado por conta da pandemia. Estar pronto para o futuro digital foi o pensamento principal da nova versão virtual do evento. 

Customer Experience (Experiência do Cliente)

Os executivos Cesario Nakamura, CEO da Alelo, e Washington Vital, Head da Data Analytics e Digital Transformation na SulAmérica, conversaram sobre a rapidez de tomar decisões assertivas em momentos de grandes transformações.

Além da tecnologia, eles refletiram sobre o propósito do mundo digital na centralidade do cliente, abordando estratégias, marketing e relacionamento. Visando as necessidades e o comportamento do consumidor, as empresas de Cesario e Washington deixam cada vez mais para trás o mundo offline que ditou as regras por muito tempo. 

Há alguns anos os tíquetes de papel da antiga Visa Vale não circulam mais. Depois deles, os cartões magnéticos foram bastante usados. Atualmente, os aplicativos próprios da Alelo e de terceiros suprem as necessidades do público. As mudanças feitas têm o objetivo de servir melhor os consumidores e resumem o novo posicionamento da marca: inteligência que conecta pessoas a negócios. 

A SulAmérica também teve notáveis e atuais mudanças. O novo rebranding da marca preza por uma postura de cuidado e atua em questões de saúde física, mental e financeira do consumidor. Washington diz que a tecnologia é usada como ferramenta para somar todas as necessidades e oferecer uma proposta de vida para que seja possível acompanhar o consumidor em toda a sua jornada. 

Como melhorar a experiência do cliente? Entregar o que o consumidor necessita no momento que ele mais precisa é um ganho bastante válido para a experiência do mesmo. 

Customer Experience (Experiência do Cliente)

Por conta da pandemia do Covid-19, o ato de tomar decisões teve que ser acelerado, e isso levantou diversos pontos de atenção que devem ser acompanhados. Repensar o relacionamento com os clientes e as tecnologias necessárias para conectar sua marca com eles foram questões analisadas. 

As duas companhias compartilharam que mudar a mentalidade dos colaboradores para entender o papel central da tecnologia e, ao mesmo tempo, atender às demandas urgentes dos consumidores foram alguns dos desafios para as marcas que têm culturas profissionais muito fortes. 

Checklist - para se tornar uma future ready 

Embora muitas empresas não estejam trabalhando na transformação digital como deveriam, os participantes do evento elencaram alguns pontos a serem cumpridos para aquelas companhias que ainda não se atualizaram e continuam céticas, se tornarem future ready. 

Cesario diz que a liderança precisa comprar a ideia de transformação digital. A humildade para estar sempre aprendendo também é fundamental para entender limites e desafios únicos que a marca pode vir a enfrentar, afirma o CEO da Alelo. 

Uma das dicas mais valiosas do executivo foi: buscar maneiras de fazer inovação aberta. Alinhar os esforços do time é uma excelente maneira de dar início a novos projetos e não atropelar os outros players que podem surgir no mercado. 

Já Washington, da SulAmérica, pontuou a necessidade de levar a tecnologia para áreas estruturais da empresa, já que elas demandam bastante atenção e facilmente tiram o foco da resolução de problemas do negócio.

Está em seus planos tornar sua empresa uma future ready mas você não sabe  por onde começar, quais ferramentas digitais usar e como se comunicar com o consumidor? Nosso time de especialistas pode te ajudar. Aguardamos seu contato!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FREE MULTIAGÊNCIA  BLUMENAU 47 3326 7565    
twitterfacebooklinkedinyoutube-playinstagramwhatsapp