Psicologia das Cores: como cada cor influencia o cérebro do consumidor de maneira diferente

A Psicologia das Cores é um estudo que analisa como o cérebro identifica e processa as informações visuais, podendo influenciar nossas decisões, sentimentos e desejos. Áreas como publicidade, arquitetura, moda e design utilizam do estudo para compreender a mentalidade do consumidor.  

No marketing, nada é feito por acaso, nem mesmo um “simples detalhe”. Cada informação presente no produto ou serviço, mesmo que de maneira implícita, impacta e desperta alguma sensação no consumidor - prejudicando ou estimulando a compra. 

Com o surgimento do neuromarketing, foi possível associar a ciência ao marketing. A união de ambos é considerada a chave para o entendimento da lógica comum, que visa compreender os desejos, impulsos e gostos do consumidor através do estudo das reações neurológicas. 

Sim, de acordo com cada cor, nosso cérebro interpreta a tonalidade de maneira completamente distinta. Para compreender as representações das cores e dos estímulos cerebrais causados, confira a matéria completa.

Primeiro, o que é Psicologia das Cores? 

A Psicologia das Cores é um estudo que visa compreender o comportamento humano em relação às cores. Essa área de psicologia analisa e define quais os efeitos que cada cor causa nas pessoas, como mudanças nos sentimentos, nas emoções, nos desejos e nas decisões. 

Suas cores favoritas estão presentes nos produtos e serviços que você mais consome? Para as marcas, é fundamental aprender o significado de cada cor e ter consciência do que elas transmitem para que seja possível atrair e dialogar com os objetivos de marketing.  

Como utilizar a Psicologia das Cores de maneira estratégica? 

Mesmo sabendo da importância que as cores têm, muitas marcas ainda cometem o erro de não dar a devida atenção para tal decisão. Assim como com o design, o uso das cores acaba sendo deixado de lado mesmo sendo prioridade em ações estratégicas de marketing.

Segundo algumas pesquisas realizadas, 93% dos consumidores informam que a aparência visual é o fator que mais contribui no momento da decisão de compra. De acordo com Neil Patel, “a cor representa 85% da razão pela qual você comprou um produto específico”. 

A Psicologia das Cores é fundamental para qualquer projeto de marketing. Ao realizar uma escolha equivocada na criação da marca, no desenvolvimento da embalagem ou em um anúncio, as sensações despertadas no público podem não estar de acordo com o que a empresa deseja transmitir.

O significado de cada cor 

Falando de marcas já conhecidas no mercado, podemos perceber que as pessoas estão acostumadas a ligar cores a determinados tipos de comportamento. Você, por exemplo, consegue lembrar de quatro nomes que utilizam a cor azul em sua comunicação estratégica? 

Cada cor representa e estimula algo. Confira abaixo! 

  • Vermelho: raiva, paixão, fome, desejo, calor, amor, perigo. 

A cor é uma das mais simbólicas do mercado. Grandes marcas de fast food como McDonald's e Burger King utilizam as cores em suas marcas. 

Por despertar atenção e urgência, a cor quente é bastante usada no varejo, principalmente quando se trata de uma campanha de promoção.

  • Rosa: romantismo, charme, delicadeza, amor, brincadeira, inocência. 

A cor é dividida em tons mais suaves e mais intensos. O rosa suave indica delicadeza, enquanto o rosa mais intenso remete à modernidade

Ambos os tons são usados em marcas femininas, infantis e em docerias.

  • Amarelo: sabedoria, relaxamento, inveja, felicidade, otimismo, esperança, engano.

Assim como o vermelho, o amarelo estimula o apetite. Quando usada separadamente, a cor transmite otimismo e acolhimento. 

Em ações de marketing como CTA's, a cor é bastante usada pois consegue chamar a atenção do usuário e fazê-lo se concentrar nos detalhes, por exemplo.

  • Laranja: energia, calor, entusiasmo, humor, extravagância, flamejante. 

A cor enérgica desperta o ânimo, a criatividade e a confiança dos usuários. Apesar de ser derivada do vermelho, o laranja é mais agradável aos olhos e menos agressivo. 

Marcas que usam a cor tendem a ter espírito jovem. 

  • Verde: equilíbrio, meio ambiente, renovação, juventude, generosidade, imaturidade, renovação. 

O verde está muito ligado ao meio ambiente, à natureza. A cor remete equilíbrio, harmonia e frescor à marca. 

Em hospitais e clínicas de saúde, e produtos de higiene que remetem ao frescor, a cor é bastante utilizada, por ser equilibrada.

  • Azul: tranquilidade, conservadorismo, espiritualidade, segurança, tecnologia, depressão, estabilidade. 

Assim como o rosa, o azul é dividido em tons mais suaves e mais intensos.
A cor traz a sensação de higiene e é capaz de estimular a criatividade e transmitir sucesso e conquista.  

O azul escuro é bastante usado em ambientes corporativos por transmitir segurança e confiança às pessoas.

  • Roxo: nobreza, mistério, transformação, sabedoria, arrogância, conhecimento.  

Assim como o laranja, o roxo estimula a criatividade e imaginação. A cor transmite nobreza, mistério, sensatez e calma.  

Ela é bastante usada em produtos de beleza e locais que visam o bem-estar, como SPA e clínica de estética.

  • Marrom: terra, casa, resistência, simplicidade, excitação. 

Para remeter à sofisticação e serenidade, o marrom é a cor mais indicada. A cor transmite contato com a natureza e segurança.  

Marcas de produtos orgânicos e outros ramos ligados à natureza utilizam muito a cor em suas comunicações. Quando usadas em ambientes corporativos, o marrom transmite estabilidade, confiança e elegância.

  • Preto: poder, sofisticação, sexualidade,  medo, riqueza, tristeza, elegância.

O preto é a cor mais poderosa e neutra. É muito associada à força e elegância. 

A cor transmite mistério - e pode estar relacionada ao medo -, sofisticação e poder. Por ser bastante neutra e facilitar a combinação com outras cores, o preto é bastante usado nas comunicações.

  • Branco: proteção, respeito, paz, humildade, nascimento, pureza. 

Assim como o preto, a cor é uma das mais neutras. O branco é considerado a “cor pura”, capaz de transmitir tranquilidade, organização e harmonia. Além de ser uma das cores mais fáceis de combinar, o branco tem o poder de acalmar os pensamentos.

No universo do marketing de conteúdo, o branco é utilizado como cor prevalecente nos blogs e demais conteúdos de valor.

  • Cinza: solidez, riqueza, elegante, tecnológico. 

A cor é a junção das duas tonalidades mais neutras da paleta. O cinza transmite solidez, formalidade e modernidade.

Quando usado em excesso, pode representar frieza e distância.

  • Prata: glamour, estabilidade, sucesso, segurança. 

O prata possui um brilho espelhado que transmite alto valor, sucesso, qualidade e elegância. 

Marcas de joias, carros e tecnologias são os ramos que mais utilizam a cor.

  • Dourado: riqueza, preciosidade, calor, prosperidade, grandeza. 

Assim como o prata, o dourado possui um brilho natural que transmite riqueza, conquistas e grandeza. 

O uso das cor implica generosidade de tempo, dinheiro e espírito. O dourado é a cor da vitória, por isso a cor está presente nas medalhas de ouro para os vencedores.

Qual cor usar para a sua marca? 

Essa resposta nós não somos capazes de fornecer. Por quê? Por que as cores despertam sentimentos diferentes dependendo do segmento do seu relógio. Por isso, é essencial realizar testes com as equipes criativa e estratégica para saber quais cores encantam e convertem mais. 

Agora que você já sabe a importância de escolher as cores de maneira minuciosa e os sentimentos que cada uma das tonalidades desperta no cérebro dos consumidores, conte-nos: qual é a cor principal da sua marca? Ela transmite o que você acreditava transmitir? 

Para ter uma empresa que dialoga diretamente com o consumidor, e transmitir uma mensagem de acordo com a essência da marca, conte com quem entende! Siga-nos nas redes sociais e entre em contato. Será um prazer fazer sua marca decolar!

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