Recomeçando no Marketing Digital: Os 3 Primeiros Passos

Raysa
04/11/2019

Marketing Digital significa simplesmente esforços de marketing feitos em ambiente online: através de site, blog, perfis em mídias sociais, AdWords, SEO etc.

Basicamente, qualquer coisa que sirva o propósito de promover seu negócio e necessita de uma conexão com a internet pode se encaixar no mundo no Marketing Digital.

Apesar de o Marketing Digital incluir uma vasta gama de fatores e facilitadores, a estratégia em si é extremamente precisa.

Se você está percebendo que suas ações de Marketing Digital até o momento não vem trazendo os resultados esperados, pode ser difícil tentar descobrir o que, exatamente, está dando errado.

Neste artigo, veremos como você pode se sentir menos pressionado e, assim, não precisar começar do zero novamente com seus esforços de Marketing Digital.

marketing digital

Uma estratégia é essencial para empresas que esperam competir no mercado atual. Entretanto, você não precisa fazer absolutamente tudo nesse momento.

Comece com os três passos que explicamos abaixo para começar a ser mais eficiente com seu Marketing Digital a partir de HOJE!

Comece a criar conteúdo melhor

Nas palavras de Neil Patel, “conteúdo não é uma tendência”.

Mesmo que o seu site não tenha o design mais moderno, você pode começar a criar conteúdo melhor agora mesmo.

Mas o que é um “conteúdo melhor”?

Conteúdo melhor, ou conteúdo bom, significa conteúdo que seu público alvo realmente quer ler.

Isso quer dizer que você precisa se desvencilhar das táticas mais tradicionais de venda e começar a oferecer conteúdo que eduque sua audiência sobre mais do que os benefícios e características do seu produto.

Os consumidores querem aprender informações diferentes sobre os seus produtos ou sua empresa dependendo de qual etapa do funil de vendas eles se encontram:

Os consumidores no topo do seu funil estão buscando por informações gerais de alto nível. Aqueles que estão mais avançados procuram algo mais específico e técnico.

Quanto mais no fundo do funil alguém se encontra, mais específica precisa ser a informação que essa pessoa recebe.

Os negócios que estão se destacando hoje em dia são aqueles que se posicionam como experts gerais na sua indústria. Consumidores querem comprar de experts.

Se a sua audiência acredita que você é um expert na sua área, você não irá precisar convencê-la de que seus produtos são melhores por causa de A ou B.

Claro, descobrir exatamente quem é seu público alvo e o que ela quer saber irá levar tempo.

Mesmo se você conhecer seu público como um todo, entender os detalhes que o diferencia de outros públicos e do público do seu concorrente é algo completamente diferente.

Se você nunca fez pesquisas direcionadas sobre sua audiência – incluindo como ela pesquisa por produtos, o que quer em um produto e como ganhar sua confiança – durante os últimos 3 anos, então não pode ter certeza de que está entregando a informação correta da maneira correta.

Mas não se preocupe. Você ainda pode começar a criar conteúdo melhores hoje com base no que já sabe. Você pode começar a analisar o comportamento da sua audiência enquanto cria conteúdo e, então, ajustar seus conteúdos futuros com base no que descobrir.

Aqui estão 3 passos para te ajudar a começar a criar conteúdo melhor e evoluir seu Marketing Digital ainda HOJE:

1º Passo:

Faça uma lista de perguntas que você sabe que seus clientes (ou até os clientes dos seus clientes) tem:

Um bom conteúdo se relaciona a um propósito imediato, é acionável e resolve um ponto de dor.

Esses são alguns recursos que podem te dar insights sobre o que clientes em potencial querem saber:

  • Se você tiver um serviço de call-center, ouça algumas da ligações gravadas para descobrir quais são as 5 ou 10 dúvidas mais comuns.
  • Entre em contato com alguns clientes antigos para descobrir o que eles gostariam de saber sobre empresas que vendem seu tipo de produto ou serviço.
  • Pergunte aos seus distribuidores (se você tiver) quais perguntas os clientes deles costumam fazer sobre os seus produtos.

2º Passo

  • Use essa lista para criar uma nova lista de artigos de blog (ou site) que possam responder a essas perguntas claramente.

Antes de começar a produzir artigos, dê uma olhadas nas páginas do seu site e analise se as repostas de quaisquer perguntas devem ser incluídas em uma página relevante.

Poucas coisas inspiram um senso de fidelidade em clientes em potencial como ir até o site de uma empresa e encontrar a resposta exata para a pergunta que eles têm.

3º Passo

  • Comece a escrever.

Sim, existe um processo bem mais aprofundado para criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Sim, ter uma estratégia definida e documentada que inclui objetivos, uma voz de marca e outros aspectos importantes é essencial para o futuro sucesso da sua empresa e do seu conteúdo.

Mas essas coisas levam semanas ou até meses para descobrir e criar, e ainda mais tempo para implementar.

Então, comece a escrever conteúdos melhores agora mesmo. E comece a pensar sobre como definir uma estratégia de Marketing de Conteúdo nos próximos meses. Se precisar de ajuda, temos na Free profissionais dedicados a este objetivo exato. Se estiver interessado, fale com a gente!

Se quiser complementar este primeiro passo, comece pela criação de uma estratégia de conteúdo. Vai demorar um pouco mais, mas se você planeja lançar uma estratégia de Marketing de Conteúdo mais desenvolvida no futuro, vai economizar tempo lá na frente.

Aumente os pontos de conversão no seu site

Pontos de conversão são, simplesmente, locais onde os visitantes do seu site podem inserir suas informações de contato em troca de algo que você fornece.

Às vezes, a “conversão” significa eles colocarem algo no carrinho de compras e fornecer as informações de pagamento em troca do produto.

Mas o comprometimento nem sempre precisa ser tão grande.

Uma conversão também pode ser se inscrever para receber sua newsletter, baixar um e-Book ou se inscrever em um webinar que você irá apresentar.

Você provavelmente já possui um formulário de newsletter e, possivelmente, um recurso de e-commerce.

Ao mesmo tempo em que você deve tornar todos esses pontos de contatos simples e responsivos para a sua audiência, também precisa aumentar os pontos de conversão para gerar mais leads.

Conversão é essencial, pois uma vez que você começa a obter informações de contato pode começar a nutrir seus leads (já vamos ver mais sobre isso).

Mesmo que seus pontos atuais de conversão não estejam funcionando tão bem, não significa que sua audiência não esteja interessada em ouvir o que você tem a dizer.

O mais provável é que você ainda não provado para eles que seu conteúdo pode lhes ajudar. Mas isso está prestes a mudar.

Lembra de todo o conteúdo bom que você vai começar a criar? Se ele for realmente bom, então você pode utilizá-lo, também, por trás de um formulário que pede ao usuário para inserir informações de contato se quiserem continuar lendo o que você escreveu.

Antes de continuarmos, lembre-se dessa dica importante sobre formulários que pedem informação de contato:

Não peça informações demais!

Você precisa que a quantidade e qualidade das informações sejam diretamente relacionadas à quantidade de informações de contato que está pedindo. Lembre-se, você pode começar a nutrir leads simplesmente a partir de um endereço de e-mail.

Faça com que sua audiência sinta como se estivesse recebendo mais do que está entregando. Isso significa bom conteúdo em troca de uma quantidade mínima de informações. Pedir por nome e endereço de e-mail já é o suficiente para começar.

Claro, existem opções para essa regra. Há diferentes tipos de formulários e diferentes incentivos que irão encorajar os visitantes do seu site a oferecer mais informações.

Por exemplo, normalmente as pessoas estão dispostas a preencher formulários mais longos quando se inscrevem para um concurso em seu site, mas apenas 6% preenche uma formulário de compra com mais de 19 campos.

Essa é uma lista de pontos de conversão que você pode incluir em seu site que não precisam de muita criação de conteúdo da sua parte:

  • Um vídeo sobre como fazer o up-sell do seu produto (destinado à revendedores)
  • Um comparativo lado a lado de todas as marcas em sua categoria de produto/serviço
  • Uma série de posts sobre como profissionais podem escalar seu negócio sem perder o controle

Se você pensar sobre o assunto, já deve ter grande parte desse conteúdo documentado em algum lugar.

Talvez seja parte de seu treinamento de vendas ou do manual do seu call-center. É questão de localizar a informação e disponibilizá-la online e, então, incluí-la atrás de um formulário para que leitores interessados possam fornecer suas informações de contato em troca de insights valiosos.

Comece a enviar mensagens direcionadas

Vamos começar com o que você NÃO deve fazer:

Não deve continuamente enviar a todos exatamente a mesma atualização com a mesma exata informação no mesmo horário exato.

Você deve analisar qual informação está engajando qual usuário e enviar o conteúdo que irá interessá-lo mais com base em como eles interagem com seu site. Isso se chama “mensagem direcionada”.

Por exemplo, para leads que converteram no vídeo “Como fazer up-sell do seu produto”, você já sabe que eles provavelmente já lidam com o seu produto mas ainda buscam aumentar os lucros.

Ao continuar fornecendo a eles conteúdo sobre estratégias de venda, você está mostrando que está disposto a ajudá-los. Então, quando se depararem com uma situação em que precisem escolher entre o seu produto e o produto de seu concorrente, será mais provável que escolham o seu por você tê-los ajudado a alcançar metas de venda.

Enquanto está incrementando seus esforços digitais e os leads estão, pouco a pouco, entrando em seu radar, você é capaz de analisar suas ações e enviar mensagens direcionadas manualmente.

Porém, conforme sua nova estratégia digital começa a dar mais resultados, será basicamente impossível manualmente checar, escrever e enviar mensagens a cada respectivo lead diariamente.

Softwares de automação de marketing permitem que você configure o rastreio desses eventos, envie mensagens com base em como sua audiência interage com seu site e, então, envie mensagens com base em seu eles abriram seu e-mail, clicam nos links ou se nunca sequer abriram. Converse com a gente para ver como começar sua automação da maneira certa!

Apesar de você não poder preparar uma automação de e-mail de uma hora para outra, você pode começar e terminar entre 3 a 6 meses. E para algo que pode aumentar seu CTR de e-mail em 152%, não é uma má ideia!

Após o 3º passo

Como dissemos no início, esses são três pequenos passos que você dar para começar (ou mudar) seus esforços de Marketing Digital.

O Marketing Digital é muito mais do que apenas conteúdo, mas esse é o jeito mais fácil de começar.

E não se esqueça de compartilhar seu conteúdo nas redes sociais. Você precisa mostrar ao mundo todas as informações valiosas que pode fornecer!

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