O que é e como usar Lead Magnet na estratégia de conteúdo

Ao darem início à estratégia de Marketing de Conteúdo, você e seu time almejam e esperam por resultados positivos. E para alcançar o esperado, um dos métodos mais eficientes é o Inbound Marketing, associado ao uso do Lead Magnet - ferramenta que possibilita acesso às informações dos visitantes do site, de maneira pouco invasiva -. 

Dessa maneira, tendo conhecimento de dados pontuais, é possível se comunicar diretamente com o seu público fazendo com que ele deixe de ser somente expectador e se transforme em lead, ou seja, em possível cliente. 

Para dar início à criação dos Lead Magnets antes é preciso conhecer sua persona, a representação do cliente ideal. Os gostos, interesses, desejos, comportamentos e necessidades do público definem tal representação. Partindo daí, é possível iniciar a criação dos leads, que ajudarão a estratégia de conteúdo a alcançar novos cenários. 

Se você não sabe o que são os Leads Magnet, suas vantagens e como usá-los, continue lendo a matéria! 

O que é um Lead Magnet?

Um Lead Magnet é basicamente um conteúdo gratuito e de qualidade que você oferece ao público em troca de informações: nome, e-mail, telefone, cargo e outros dados para contato, por exemplo. A técnica é utilizada com o objetivo dos visitantes do site se tornarem leads, e, consequentemente, alavancar as compras. 

Para que esses conteúdos sejam assertivos, simples e eficientes, é fundamental que as estratégias sejam pensadas para a sua persona. Além das estratégias focadas, é necessário que o Lead Magnet seja da melhor qualidade, para que a audiência enxergue valor no material recebido e como consequência compartilhe suas informações de contato para que a empresa finalize o processo e torne-o um lead o quanto antes.

Quais são os benefícios desse tipo de conteúdo? 

Obviamente, o principal benefício do Lead Magnet é o aumento dos leads. Porém, não se resume a isso. A criação desses conteúdos oferece diversas vantagens como:

  • Oportunidade de gerar mais clientes potenciais

A regra é básica: quanto mais clientes seu site receber, mais clientes potenciais você terá. 

  • Geração de uma base de dados de contato

Com os dados recebidos pela audiência, você terá acesso às informações pessoais desse público. Utilizando-as da maneira correta, você terá uma boa base de dados para as próximas estratégias.

  • Fidelização de público

Tão importante quanto alcançar novos leds é mantê-los interessados em sua marca. A tarefa não é fácil e deve ser compreendida como tal. Cuidar da qualidade do conteúdo é essencial no momento da sua criação. 

Como criar uma estratégia eficiente?

Sim, os Leads Magnet irão ajudar a sua estratégia de Inbound Marketing, mas eles necessitam de bons conteúdos para que consigam ser eficientes. Para criar bons leads você precisa definir os pontos: 

  • Persona 

Saber os desejos, as dores, as realizações, as queixas e as necessidades da sua audiência é fundamental para um bom Lead Magnet. As respostas nas interações feitas nas redes sociais dizem muito sobre essa análise necessária, como comentários e compartilhamentos.

  • Conteúdos 

O fato é que o Lead Magnet é um conteúdo gratuito oferecido em troca de informações, portanto não deve preencher grande parte de sua agenda de trabalho. Encontrar e manter uma forma simples, didática, interessante, moderna e focada para sanar as dúvidas do público é essencial para manter a audiência interessada e possivelmente a tornar fiel. 

Você precisa de ajuda para produzir os Leads e aumentar a quantidade de possíveis clientes? Entre em contato com nosso time. Estamos prontos para te ajudar a alcançar novos objetivos!

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