Mulheres no mundo do marketing: verdadeiras referências

Já foi o tempo em que as mulheres não tinham voz, não eram respeitadas somo seres individuais, eram atuantes apenas dentro do próprio lar e tinham como único trabalho cuidar da casa e da família. Segundo a 15ª edição da “Internacional Business Report (IBR) – Woman in Business 2019”, realizada pela Grand Thornton, o Brasil entrou na lista dos dez países com mais empresas que têm mulheres em cargos de liderança: 93% das marcas têm, no mínimo, uma líder mulher. 

Com o crescimento feminino visível no mundo dos negócios, nosso país ocupa a décima posição junto com os Estados Unidos. Embora estejamos acima da média global, 87%, a proporção das mulheres líderes no país é de 25%, 4% a menos que no ano de 2018. Dentre os diversos nichos em expansão, o marketing tem revolucionado o mercado, apresentado inovações e ditado tendências.  Por isso hoje trouxemos 6 mulheres do mundo do marketing que você precisa conhecer – e seguir nas redes sociais!

 Dona de um dos currículos mais reconhecidos da atualidade e rica em experiências profissionais, Martha, para quem faz parte do universo digital, é uma referência. Com seis livros publicados até o momento, um deles é o best seller “Marketing na Era Digital”. Formada em Engenharia, Marketing, Desing Gráfico e Artes ela coleciona títulos e conquistas: 

- 11 prêmios iBest.
- Mais de 70 palestras fora do país.
- Speaker TEDx – com cinco palestras abordando sobre Inteligência Artificial, Transformação Digital e Inovação.
- Artista com trabalhos expostos em feiras nacionais e internacionais. 

Fundação Roberto Marinho, Google, Gartner, Banco do Brasil, IBM e Coca-Cola são algumas das marcas que buscam suas consultorias para gestão, marketing, educação e carreira.

Sócia fundadora do Movimento Black Money, um hub de inovação para inserção e autonomia da comunidade negra no mundo digital. Natural de São Gonçalo (RJ) e com mais de 15 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, Nina foi considerada pela Forbes uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil e está entre as 100 pessoas negras mais influentes do mundo com menos de 40 anos. 

Empresas como Petrobrás, Heineken, L’oreal, Honda e ThougWorks já fizeram parte do currículo de peso da carioca, que além de especialista em TI é palestrante em eventos reconhecidos mundialmente e membro diretora da Federação das Mulheres Empresárias e Empreendedoras.

  • Elaine Ishibashi (Samsung Eletronics) - Linkedin 

Formada em Marketing ela construiu uma trajetória repleta de sucesso e superações em importantes empresas como Nestlé, LG Eletronics e Samsung, onde é atualmente diretora de marketing. Em 2015, em parceria com agências de marketing, Elaine criou uma experiência inovadora para os consumidores da Samsung: através de esportes e músicas os usuários podiam interagir com a marca de maneira inesperada. A ação resultou em um prêmio da Ipsos como uma das empresas mais inovadoras considerando a relevância, liderança e presença de marca

No auge dos seus 68 anos ela é a responsável pela inovação e liderança do Magazine Luiza, que conta com mais de 1.000 lojas em 18 estados, 30 mil colaboradores e um dos e-commerces de mais sucesso no país. Luiza Helena ocupa o cargo de Presidente do Conselho Administrativo da empresa, foi considerada Top Influencer do Linkedin brasileiro no ano passado, é Presidente do Grupo de Mulheres do Brasil e foi a segunda brasileira escolhida para receber o prêmio “Person Of The Year”, criado há 50 anos pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.

Natural de Curitiba (PR) e formada em Relações Públicas, Débora e as irmãs-sócias Bárbara e Julia Alcântara iniciaram um blog “Tudo Orna” em 2010, onde compartilhavam suas experiências mostrando um pouco da cidade que vivem. Da criação de conteúdo online elas expandiram para o universo de produtos autorais e o trio se tornou empreendedor. 

Débora é estrategista em gestão de marcas, Top Voice no Linkedin, palestrou no TEDx e também na associação brasileira de relações públicas. Em 2018 a irmã, Julia, entrou para a lista “Forbes Under 30”, na categoria empresarial, representando o Grupo Orna.

Orna, Tudo Orna, Orna Makeup, Orna Café e Efeito Orna são as empresas das irmãs Alcântara. Além da sociedade no blog, elas têm uma marca de bolsas, uma linha de cosméticos, uma cafeteria e uma escola de branding que tem como objetivo ajudar outras mulheres a empreenderem no país. 

Atualmente CEO da Lacoste no Brasil, cargo que assumiu em 2018, ela é uma das maiores CEOs do país. Nascida em São Paulo e com uma trajetória bastante humilde, ela tem um histórico profissional de peso, tendo atuado na liderança da Tiffany & Co., como CFO, na Pandora, como CEO, e como presidente do conselho consultivo da UNICEF no país.

Além da carreira de sucesso ela é colunista da Forbes, Cláudia e Raça, como também é membro do Conselho Geral do Consulado Dinamarquês e da Câmara de Comércio Dinamarquesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FREE MULTIAGÊNCIA  BLUMENAU 47 3326 7565    
twitterfacebooklinkedinyoutube-playinstagramwhatsapp