Marketing de Influência: a estratégia que bomba nas redes sociais

05/08/2020
Juliana
05/08/2020

Não é preciso passar horas navegando nas redes sociais para se deparar com um dos influenciadores que você segue praticando o famoso “publi”, que nada mais é que a propaganda para uma marca. O Marketing de Influência é uma das grandes estratégias do Marketing Digital, pois envolve um produtor de conteúdo com muitos seguidores nas redes sociais para desempenhar um papel de grande influência sobre um público extremamente engajado.

Por que trabalhar com produtores de conteúdo? 

O objetivo de trabalhar com um influenciador conhecido é criar uma ponte entre a marca e o público com quem ele dialoga, impactando de maneira positiva a estratégia digital traçada. Conquistar novos clientes e gerar ainda mais valor aos seguidores já existentes se torna mais fácil quando o produtor de conteúdo se comunica com o público-alvo que a empresa quer atingir. 

 A identificação com o influenciador faz com que o consumidor sinta confiança pela marca e tenha vontade de adquirir os produtos/serviços vendidos para sentir-se ainda mais próximo de quem indicou.
Atualmente Whindersson Nunes, Anitta, Neymar, Maisa Silva, Gusttavo Lima e Bruna Marquezine são algumas das celebridades que mais acumulam seguidores no Instagram. Todos eles partem dos 30 milhões de seguidores na rede.  

Como escolher o influenciador ideal? 

A escolha do profissional vai depender do nicho de atuação da empresa, de quem é o público-alvo e do objetivo com a determinada ação. Existem influenciadores de todas as faixa etárias, classes sociais e dos mais diferentes segmentos. Moda, beleza, humor, empreendedorismo, culinária e finanças são alguns dos nichos que contam com milhares de produtores de conteúdo somente em nosso país. 

Para que a estratégia digital seja realmente assertiva e gere identificação com a marca é preciso analisar a maneira como o influenciador conversa com seu público, a linguagem utilizada e quais são suas reais necessidades. Analisando todas estas informações é possível perceber se a ação proposta realmente combina com o produtor de conteúdo e será capaz de transparecer verdade.

Não dê espaço somente para os influenciadores

Contar com a indicação de quem tem muitos seguidores nas redes sociais é bastante importante para gerar reconhecimento de marca e para alcançar um grande número de pessoas. Porém os consumidores comuns também precisam ter voz e ser reconhecidos da mesma maneira que os influenciadores, afinal serão eles que tornam a marca mais verdadeira e que transmitem confiança a outros consumidores.

Imagine que você quer comprar um novo aparelho eletrônico. Mas viu somente grandes influenciadores dando suas opiniões sobre a novidade, vale lembrar que são pagos para fazer propaganda do produto. Você confia somente na opinião destas pessoas para realizar a compra? Provavelmente, não. Para sentir-se mais seguro precisa ouvir também as pessoas comuns. 

Agora imagine a situação contrária para entender ainda mais sobre a influência dos produtores de conteúdo. Você quer comprar o mesmo aparelho eletrônico e já buscou resenhas sobre o produto em blogs, vídeos e pediu a opinião de amigos que entendem de tecnologia. Após isto se depara com um dos influenciadores que você segue falando sobre o mesmo produto e dizendo o quão bom ele é na prática. Você ficaria ainda mais seguro para comprá-lo, correto? O alcance que a figura pública tem, proporciona ainda mais relevância na decisão de compra. 

Por que investir em Marketing de Influência?

Para deixar sua estratégia digital ainda mais poderosa e transmitir, através de uma voz bastante reconhecida, a mensagem que deseja passar com determinado produto ou serviço. A marca precisa ser compatível com o influenciador. Basta procurar aquele que melhor se adequa ao seu público, através de canais digitais, e ao seu orçamento.  

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