Consistência de marca: o que é necessário para criar uma empresa sólida

A consistência de marca é resultado do que a empresa se propõe a fazer para manter a comunicação alinhada aos seus valores e identidade. A solidez, conquistada a longo prazo, é essencial para uma marca com autoridade no mercado.

Sua marca mantém as ações estratégicas e o diálogo com o público alinhados aos valores e identidade da empresa? A consistência de marca é fruto, que nasce a longo prazo, dessa somatória sólida. A construção e “amarração” de todos esses “pontos” resultam na autoridade da marca e no alto reconhecimento no mercado. 


Mas, como alcançar tal consistência? 

Para atuar de maneira coerente e estratégica, um trabalho de Marketing é fundamental para que a empresa consiga alcançar os objetivos que antecedem - e acompanham - a consistência de marca.

O alinhamento entre o posicionamento, os valores e a identidade da organização é essencial para que o público seja capaz de reconhecer as características dela em toda e qualquer ação. 

A solidez é resultado da recorrência ao se comunicar e explorar os elementos que constroem a marca:

  • Tom de voz;
  • Elementos gráficos visuais; 
  • Slogan; 
  • Inserção dos valores e propósitos.

Uma coisa é fato: quanto mais houver um padrão na comunicação, mais o público se identificará e reconhecerá a marca. A coerência, ao abordar e defender os mesmos objetivos, faz com que o reconhecimento do público seja natural.  

A construção de uma imagem só acontece quando há consistência. Imagine uma empresa que, em um momento, se comunica de maneira moderna, jovem e divertida e, em outro, utiliza uma abordagem séria e autoritária. 

Se a oscilação no diálogo for constante, por exemplo, haverá ruídos na comunicação, impedindo uma identificação e compreensão clara sobre quem é a marca. Isso se aplica também na identidade visual, que necessita de reforço e unidade . 

Quais são os resultados da consistência? 

Um bom trabalho de branding, atrelado à consistência, é capaz de proporcionar excelentes resultados - vale ressaltar: a longo prazo - para a empresa, principalmente em termos competitivos e de relacionamento com o consumidor.

Compreenda ainda mais a importância da consistência analisando suas principais vantagens abaixo. 

  • Destacar a empresa no mercado 

Em diversos setores de atuação a competitividade é alta. Diversas empresas relevantes tentando “fisgar” e fidelizar o mesmo público. Para que a organização se destaque das demais, é essencial que ela tenha uma identidade visual e comunicativa definida, e se comunique com regularidade.

  • Fomentar a autoridade 

Autoridade: qual empresa não deseja ter? A conquista é resultado de um bom trabalho de imagem e consistência. Algumas empresas desenvolvem tão bem essa questão que atrelam o nome da marca a um determinado produto. 

Bombril, Cotonetes, Gillette e Omo são grandes exemplos de autoridade de marca. As empresas conquistaram o nível mais alto de autoridade: quando o consumidor pensa em um produto e faz associação direta com marcas específicas.

  • Humanizar a marca 

Se você conhece o mundo do marketing, conhece o renomado professor Philip Kotler e o conceito de consumidor 4.0. Atualmente, o mercado é dominado por esse tipo de comprador, que busca se relacionar com marcas humanizadas, que se comportam como membros de uma comunidade. A humanização e a consistência andam de mãos dadas. Afinal, não há como humanizar sem que haja frequência. Portanto, a empresa precisa manter um padrão de comunicação sólido para se aproximar e possibilitar a humanização. 

  • Ser leal com o cliente

A lealdade está associada às memórias, a longo prazo. Em um “mar” de marcas, como transmitir lealdade ao consumidor? Com uma estratégia baseada em consistência. O consumidor necessita de garantia de qualidade. Quando ele tem segurança, dá um passo em direção à fidelização de laços com a empresa.

  • Despertar emoções 

Esse é um dos principais propósitos do digital: “tocar” os consumidores e despertar neles as mais diversas emoções. Um bom profissional de marketing é capaz de direcionar o público até determinada emoção, por exemplo. E não, para emocionar o consumidor e fazê-lo recordar da marca, não é necessário que o nome da organização esteja estampado de maneira chamativa. Elementos que marcam o branding como cor, tom de voz e linguagem já fazem a “ligação” com a empresa. 

Como dar início à construção da consistência? 

Como já dito, as ações estratégicas de marketing são fundamentais para nortear a marca em direção à consistência. Quer saber por onde começar? Confira os passos abaixo!

  • Entender o propósito da marca 

Primeiramente, é preciso entender o porquê a marca existe. Quais são seus valores, propósitos, crenças. As informações são o ponto de partida para ajudar a marca a construir um público e se estruturar no mercado. 

  • Definir as diretrizes

As diretrizes são fundamentais para que a empresa saiba para qual caminho está indo e como trabalhar com as estratégias de comunicação. As definições são “regras” que precisam ser seguidas, sempre, para que a consistência seja possível

  • Investir em abordagens consistentes 

Visando uma marca sólida e consistente, a maneira como a empresa fala com o consumidor precisa transmitir a ideia principal sobre a marca. A mesma abordagem, uma linguagem única - como criar um nome para a comunidade específica -, o tom de voz e recursos como slogans são fundamentais para dar consistência. 

A maneira como a empresa se comunica com seu público é um dos pontos mais importantes da consistência. 

  • Suprir as expectativas do público 

Com o passar do tempo, o público cria expectativas em relação à maneira como a marca se comporta e realiza seu branding. Isso se deve à maneira como a empresa foi construída e apresentada durante os anos. Mudar um comportamento, do dia para a noite, causará muitas dúvidas no público e pode inclusive prejudicar a imagem da marca e seu engajamento. 

  • Trabalhe para ter uma imagem positiva 

A consistência de marca está muito ligada à abordagem positiva da empresa, à maneira como se posiciona e à imagem que transmite. Os consumidores esperam, além de um excelente trabalho por parte da marca, que ela não se envolva em polêmica ou acontecimentos desagradáveis. Ficar de fora do hate é essencial. 

Viu como a consistência de marca está diretamente ligada com o ato incessante de dialogar e se relacionar com o público? Mantendo os propósitos, os valores e a identidade da empresa, claro. Traçar e seguir um caminho é fundamental para gerar identificação e reconhecimento, essenciais para uma marca sólida e bem aceita pelo público. 

Se você quer dar o start em direção à consistência, mas não sabe por onde começar mesmo após ler a matéria. Entre em contato conosco e siga-nos nas redes sociais! 

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