Branding: a importância da estratégia que conecta marcas e consumidores

Branding é o conjunto de ações alinhadas ao propósito, posicionamento e valores da marca. A estratégia tem como objetivo conectar- se com o público, despertar emoções e afirmar crenças da organização. As ações inspiram, e são fundamentais no momento de decisão de compra de determinado produto ou serviço.

Feche os olhos e pense, durante um momento, em sua marca favorita de alimentos e bebidas. Além das cores e fontes usadas no nome, da música que toca na propaganda e da figura que representa a marca, alguma lembrança lhe veio à cabeça? Alguma sensação que é potencializada por essa empresa? 

Viu?! Esse é o objetivo do branding: conectar marcas a pessoas e gerar lembranças e sensações, de maneiras conscientes e inconscientes, que refletem na escolha do público no momento da compra. Absolutamente, toda e qualquer atitude realizada pela organização reflete na imagem transmitida pela marca. 

A pandemia não só acelerou a atuação e comunicação digital, como fez com que os consumidores olhassem de maneira mais atenta e criteriosa às atitudes e promessas das marcas que consomem e/ou desejam conhecer. A soma de todas essas características ajuda a construir a personalidade da organização na mente dos consumidores. Não é à toa que, de acordo com a Criável, 65% dos consumidores conectam-se emocionalmente às marcas que consomem e 83% dos brasileiros compram marcas alinhadas com seus valores pessoais. 

Como fazer um trabalho de branding assertivo? 

Antes de pontuar duas maneiras que ajudam na construção do branding, vale reforçar que o conceito surgiu antes do Marketing Digital. Quando a internet ainda não fazia parte do nosso cotidiano, as marcas se expressavam através das mídias tradicionais (jornal, rádio, TV). 

Atualmente, com tantas redes sociais e plataformas digitais, as marcas podem escolher os canais que as conectam diretamente com seus públicos. E, além da possibilidade da comunicação personalizada, existem alguns canais com menor custo. Assim, é possível investir em mais de uma plataforma digital.

Como citado acima, existem algumas maneiras de trabalhar o branding na internet. Confira dois exemplos:

  • Identidade visual 

É o conjunto de informações visuais que compõem a marca na mente do consumidor (cores, logo, fontes). Quanto mais alinhada for a comunicação, mais memorável e rápida será a lembrança do público. 

Uma marca bem estruturada e que dialogue diretamente com o público precisa de:
- Um logotipo pensado para o universo digital;
- Um manual de marca claro e detalhado, para orientar todas as criações feitas pela marca e com ela;
- Unidade na comunicação, para que a marca seja identificada de maneira quase instantânea pelo público. 

  • Estratégia 

Ao contrário das características visuais, as estratégias, quando bem pensadas, traçadas e executadas, disseminam o propósito da marca. A criação e identificação do público para com a essência da marca acontece em um nível mais profundo, já que o consumidor se conecta com os valores da instituição. 

Para reforçar, vale relembrar o dado obtido pela Criável, citado acima: 83% dos brasileiros compram marcas alinhadas com seus valores pessoais. 

Durante a criação da estratégia, alguns pontos precisam ser muito bem pensados e transmitidos ao público:
- A personalidade da marca;
- O tom de voz usado por ela;
- Os canais de comunicação com o público;
- O conteúdo compartilhado

Exemplos de ações de branding bem executadas

Neste mês de setembro, a marca deu mais um grande passo em sua trajetória ao lançar a campanha “Brahma Pela Volta”, onde reforça seus valores de marca ao iniciar um movimento de incentivo à volta da segunda dose da vacina contra a COVID-19.

Com a #BrahmaPelaVolta, a marca enfatiza a importância de completar a imunização, já que muitos brasileiros ainda não reforçaram a vacinação mesmo já estando liberados para isso. 

A comunicação foi completa ao convocar a população para a segunda dose. O jornalista esportivo Tino Marcos, que interpreta um repórter no vídeo da campanha, a jogadora Formiga e o ex-jogador Denilson também participam da narrativa. 

Na internet, a marca contou com influenciadores e celebridades para dar ainda mais força ao movimento. Caio Castro, Arthur Picoli, Grazelly Bicalho e outros nomes fizeram parte do time digital.

Também em setembro, a marca lançou uma campanha inspirada na música “Me Abraça", reforçando uma de suas características mais icônicas e marcantes: o cheiro inconfundível do Cheetos. 

A nova campanha, #IssoÉMuitoCheetos, contou com a parceria do dançarino Jonathan Neguebites, do coletivo de funk Heavy Baile, para dar ritmo ao filme. As maquiagens, os figurinos, os acessórios e a pintura no cabelo de Jonathan remetem à identidade visual da marca, o que reforça sua conexão com o público. 

O filme fortalece os pilares de identidade da marca: moda, beleza e cultura pop de maneira geral. A estratégia também conta com o lançamento de dois novos sabores, característicos de festa junina, para tornar o produto ainda mais brasileiro. 

Agora que você já sabe que branding é propósito e as ações têm o objetivo aproximar a marca do público, está na hora de levar o conhecimento adquirido ao seu time e discuti-lo em conjunto para corrigir ou intensificar as estratégias realizadas até o momento. 

Sua marca precisa reforçar sua essência e seu diálogo com o público?
Conte conosco para construir uma estratégia completa e direcionada, visando identificação com os consumidores e resultados que ultrapassam as telas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FREE MULTIAGÊNCIA  BLUMENAU 47 3326 7565    
twitterfacebooklinkedinyoutube-playinstagramwhatsapp