Quantas vezes, enquanto assistia à uma propaganda, você ficou emocionado(a) ou acompanhou o comercial até o final embalado(a) por sua narrativa encantadora e de forte conexão? As estratégias de Branded Content têm como objetivo fortalecer a marca e a identificação dos consumidores para com ela, através de ações publicitárias. Aqui, a intenção não é vender e sim envolver. A venda é uma consequência da identificação.
Se há alguns anos as propagandas e ações estratégicas já despertavam conexões e compatibilidades reais, depois da pandemia esse cenário tornou-se ainda mais frequente, profundo e necessário. O foco da comunicação é o universo digital, e os diversos formatos como áudios, vídeos e grandes produções são utilizados para despertar sentimentos.
O Branded Content é um dos pilares do marketing, e seu conjunto de estratégias têm como objetivo despertar sentimentos e gerar identificação a partir de um storytelling que represente momentos do cotidiano e questões sociais diversas. O combo entretenimento, publicidade e informação é um dos fatores responsáveis pelo sucesso de uma ação bem desenvolvida.
Quando bem pensadas, as ações digitais geram buzz e ganham ainda mais confiança do público. O resultado da sintonia entre os consumidores e a marca é visto nas vendas, que são diretamente impactadas. Apesar das ações não terem a conversão financeira como foco, no Natal, por exemplo, é impossível não lembrar da Coca-Cola durante a ceia em família.
Não é necessário navegar muitas horas pelas redes sociais e plataformas de streaming para perceber que durante os últimos meses, desde o início da pandemia, a velocidade da produção dos conteúdos digitais ficou ainda mais intensa. Um exemplo dessa aceleração foram as lives realizadas no ano passado, que tomaram conta da internet.
A frase “o céu é o limite'', quando se trata da internet, faz total sentido - ou melhor, nem o céu limita as invenções tecnológicas. Com apenas um clique ou com um simples comando de voz você assiste, desassiste, curti, comenta, compartilha, salva e envia um conteúdo para outras pessoas. Criar seu próprio conteúdo, então, está cada vez mais acessível.
Se você está se questionando o porquê de toda essa rapidez na produção de conteúdo, a Geração Z explica. Além dos Millennials, a Z consome as mídias sociais com cada vez mais intensidade e para tudo.
Resumidamente, o Branded Content:
E, vale reforçar que todos esses pontos vão de encontro com os anseios e comportamentos dos millennials: 65% dos consumidores se conectam emocionalmente com as marcas que consomem, segundo uma pesquisa realizada pelo Customer Thermometer; e 83% dos brasileiros compram marcas alinhadas aos seus valores pessoais.
O futuro das empresas e dos consumidores:
Dove Real Beauty Sketch
O vídeo da campanha conta com mais de 69 bilhões de visualizações - sendo o filme mais visto da história publicitária.
The Lego Movie
Eleita a marca mais valiosa pela consultoria de negócios Brand Finance - inclusive mais do que a Ferrari -, a campanha é considerada uma das maiores ações de Branded Content.
Projeto Verão Dentro de Você
As campanhas da Natural estão sempre atreladas à natureza e ao bem-estar. E como parte do lançamento de uma nova linha, Ivete Sangalo fez parte de um projeto de autocuidado.
Coca-Cola Christmas Commercial 2020
Um dos comerciais de Natal do ano passado, com mais de 8 milhões de visualizações, reforça a importância de demonstrar carinho pelas pessoas que ama, independente de como.
Para ser lembrado e se destacar no meio digital, desenvolver uma campanha de Branded Content exige muita pesquisa, criatividade, dedicação, coragem para tentar o novo, e planejamento e produção bem alinhados.
Você deseja ter uma marca com mais identificação com o público, aceitação de mercado, vendas efetivas e relevância no universo digital? Mande uma mensagem para a gente!