Como transformar dados em informação estratégica? Ensinamos tudo


Para realizar ações estratégicas assertivas, primeiro é necessário transformar dados em informação. Os dados coletados não são suficientes para nortear uma decisão se antes não passarem por análises e “traduções”. Para ganharem “vida” e “valor”, eles precisam passar por um processo de interpretação. Para saber como transformá-los em informação e usá-los nas suas estratégias, confira a matéria. 

Se você tem acesso à internet com frequência, desde os anos 2000, quando a
web ganhou um maior alcance e passou a ser consumida dentro dos lares e não apenas em empresas e faculdades, pode acompanhar de perto o processo de transformação digital de muitas empresas e principalmente do mercado de maneira geral.

Mas, o que é a transformação digital e como ela impacta a indústria? 

Esse processo, vivido diariamente por muitas organizações, se trata da reestruturação das atividades em uma empresa, onde a tecnologia é usada como motor central que norteia o planejamento de todas as ações estratégicas, visando proporcionar mais produtividade e resultados mais expressivos às empresas.

Para realizar o início dessa transformação, é necessário rever a estrutura de trabalho atual da empresa e adaptar a tecnologia ao modelo de negócio. Embora algumas pessoas achem que o processo pode ser aplicado apenas em organizações que trabalham diretamente com tecnologia, vale esclarecer que a transformação digital é capaz de agregar valor em qualquer segmento do mercado.

O conceito se tornou, e torna-se mais a cada dia, necessário para alcançar resultados melhores às organizações. Inspirando, inclusive, o desenvolvimento dos novos cenários empreendedores. Além disso, é fundamental lembrar que a transformação digital não se trata apenas do uso da tecnologia, o conceito se baseia em três pilares. 

  • Pessoas

Os colaboradores são a base de toda transformação digital que acontece na empresa. A estrutura da organização e a cultura interna são fundamentais para auxiliarem na implementação da tecnologia. 

  • Negócio 

Para impulsionar o desenvolvimento do negócio, é necessário ter uma estratégia bem pensada e estruturada. Apenas com as ações alinhadas é possível alcançar novos resultados. 

  • Tecnologia 

A tecnologia é fundamental para revolucionar qualquer área ou processo de uma empresa. Sem ela é impossível realizar uma revolução e compartilhar novas tendências a fim de alavancar os resultados e conquistar novos cenários. 

Com a transformação digital, organizações conseguem realizar processos que antes demoravam mais tempo, em um período muito menor. E, nesse processo, os dados são a engrenagem que faz com que o motor de cada empresa funcione perfeitamente. Assim, além de mais agilidade e praticidade no dia a dia, o volume de dados que circulam na rede é superior e está em constante crescimento e análise.

O conceito, quando praticado de maneira correta e com acompanhamento, possibilita que empresas encontrem novos meios para solucionar suas questões internas e provoca avanços tecnológicos através de novas ferramentas mais eficientes que permitem que a coleta de dados seja mais confiável. 

Os dados são o “ouro digital” - quando transformados em informação

Ao falar em big data, por exemplo, os dados contribuem para as estratégias da organização apenas quando o Business Intelligence - ou seja, a inteligência do negócio - entra em ação para transformar dados em informação. 

Embora a quantidade de dados existentes seja enorme, para torná-los “valiosos” e úteis ao negócio, eles precisam ser transformados em informação.
Apesar da quantidade de dados crescer exponencialmente no mundo inteiro, isso não significa que as organizações tenham mais informações, já que dependem de inteligência e ferramentas para processar os dados. E não são todas as empresas que sabem trabalhar com big data e transformar dados em inteligência de negócio. 

Então, como usufruir do “ouro digital” para gerar resultados mais expressivos? É essencial gerenciar os dados e dar mais sentido e valor a eles, ao transformá-los em informação. Com as informações já extraídas, elas podem ser usadas para nortear ações estratégicas de comunicação.

Como os dados podem ser obtidos? 

No mundo ultraconectado em que vivemos, qualquer ação, por mais rotineira que seja, gera dados. Solicitar um carro em um aplicativo de viagem ou pedir uma refeição também por um app, por exemplo, são ações diárias que geram milhares de novos dados à empresas em todo o mundo. 

Apesar de existirem diversas ferramentas que coletam dados e os disponibilizam nos mais variados formatos, as organizações precisam saber como transformar dados em informações e em seguida usá-las em suas estratégias e ações.

Abaixo compartilhamos algumas ferramentas que coletam dados primários e secundários. 

  • Ferramentas de analytics.
  • Ferramentas de gestão.
  • Pesquisas de mercado.
  • Relatórios, estudos e análises.
Como transformar dados em “ouro”? 

Quando falamos no cenário digital, as informações são tão valiosas quanto ouro. 

Para que empresas saibam como gerar informações a partir de dados e assim poderem nortear melhor suas decisões e futuras estratégias, reunimos abaixo algumas dicas. Confira: 

  • Mudar a cultura e mentalidade  

Mudar a mentalidade e postura da empresa é o primeiro passo. Após isso, desenvolver uma cultura data-driven - ou seja, processos organizacionais orientados por dados - para que absolutamente toda decisão seja orientada pelos dados captados. 

  • Ensinar os colaboradores sobre importância dos dados 

O conhecimento limitado da equipe envolvida nos processos de tecnologia é um dos principais limitadores quando o objetivo é aproveitar o potencial dos dados, segundo uma pesquisa da ASG Technologies

Para que a equipe desenvolva suas habilidades é necessário cursos sobre big data, tratamento, processamento e análise de dados. Para que o conhecimento seja mútuo e possa ser repassado sempre que necessário, é importante que gestores, diretores e colaboradores estejam alinhados. 

  • Criar uma política de dados alinhada à LGPD

Para que organizações possam transformar informações em dados, ter uma política de dados é fundamental. A política deve ser alinhada à Lei de Proteção de Dados (LGPD), que é o principal regulamento do Brasil para a privacidade e proteção de dados pessoais, tanto em cenários online quanto em offline. 

  • Observar a qualidade dos dados e definir objetivos para a coleta  

Sabemos que quantidade não é qualidade. Por isso, atentar-se à qualidade dos dados é essencial para que organizações realizem decisões corretas e bem amparadas. 

Analisar a confiabilidade dos dados, que devem ser coletados de maneira planejada através de fontes confiáveis, legais e autorizadas pelos usuários, é uma etapa essencial para que a empresa se resguarde de possíveis riscos. 

Definir os objetivos para a coleta de dados faz com que as organizações não demandem tempo e pesquisa em recursos irrelevantes que não serão usados nas estratégias de negócio. 

  • Integrar toda as ferramentas de dados  

Tão importante quanto transformar dados em informação é saber integrá-los e interpretá-los para ter acesso a informações ainda mais valiosas. 

A integração por completo faz com que seja possível ter uma visão completa de diferentes redes sociais, por exemplo. 

  • Realizar análises e visualizações para diagnosticar padrões

Assim como em nosso cotidiano, reconhecer padrões e criar conexões é uma tarefa diária e quase “automática”. Quando falamos no tratamento e análise de dados no Business Intelligence, essa identificação também deve acontecer.

Com as análises é possível qualificar o trabalho realizado e os dados obtidos pela empresa. Fazendo, assim, com que o grande conjunto de dados “sem utilidade” enquanto ainda não são transformados em informação, não demande mais tempo da organização. 

Agora que você já sabe a importância de transformar dados em informações, é hora de repassar e aplicar o conhecimento em todos os núcleos da empresa para que as ações e decisões estratégicas sejam ainda melhores. 

Você não sabe como realizar esse processo e dar “valor” aos dados? Conte conosco! Estamos aguardando seu contato para darmos início à nova fase, ainda mais assertiva, da sua organização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FREE MULTIAGÊNCIA  BLUMENAU 47 3326 7565    
twitterfacebooklinkedinyoutube-playinstagramwhatsapp