Tendências do Instagram: As 3 maiores Para 2020

As tendências do Instagram se renovam, em sua maioria, todos os anos.

2019, por exemplo, acarretou grandes mudanças para a rede social. Talvez a maior tenha sido ocultar as curtidas, tendo começado como um teste em meados da metade do ano e, agora, algo em comum para todos os usuários da rede social.

Outras alterações incluíram anúncios compráveis, publicações feitas a partir do site desktop da plataforma para feed e IGTV, novos stickers de chat e a opção de mudar para uma conta de Criador de Conteúdo.

Foi um ano movimentado em nossa plataforma favorita e 2020 promete atualizações ainda mais animadoras.

Portanto, sem mais delongas, vamos mergulhar nas 3 principais tendências do Instagram para ficar de olho em 2020 e que irão manterão você sempre à frente. 

Esta é uma das tendências do Instagram que não pára de crescer!

Tendências do Instagram: veja como vai ser seu 2020 na plataforma

Tendência #1: O crescimento contínuo do Instagram Stories e IGTV

No início deste ano, o Instagram anunciou que começaria a esconder curtidas no conteúdo do feed principal. Essa mudança controversa gerou muita discussão sobre o impacto no marketing de influenciadores, com alguns usuários comemorando (como Kim Kardashian) e outros nem tanto.

Quaisquer que sejam as reais razões por trás da mudança, elas se correlacionam com o aumento do foco do Instagram no IGTV e nos Stories. Se os usuários estiverem menos preocupados com o número de curtidas que o conteúdo do feed principal obtém, eles podem considerar tentar algo novo. Como vídeo, por exemplo.

E adivinha? Não há métricas voltadas ao público no Instagram Stories e, no entanto, é onde a maioria do seu público passa o tempo. Em maio de 2018, foi relatado que o Stories estava crescendo 15 vezes mais rápido que os feeds e, em janeiro de 2019, 500 milhões de pessoas estavam usando o Instagram Stories todos os dias.

Em termos de IGTV, 2020 será o ano em que veremos se ele realmente decola ou não. Embora o Instagram não tenha divulgado publicamente números de engajamento ou audiência do IGTV, várias marcas estão usando a opção no aplicativo com resultados positivos.

Por exemplo, depois de um ano compartilhando vídeos editados do YouTube no IGTV, a editora Condé Nast está retornando ao aplicativo com cinco novas séries IGTV espalhadas por diferentes marcas, incluindo Vogue e GQ. Isso acontece por trás com base em uma série para IGTV produzida e distribuída pela Condé Nast Traveler que incorporou com sucesso o patrocínio pago da Amex.

Será interessante ver o desempenho dessas séries para a Condé Nast nos próximos meses e se outras marcas seguirão o exemplo.

O que você pode fazer para se preparar:

Se o Instagram Stories não fizer parte da sua estratégia de conteúdo, comece por aí.

Não há melhor maneira de criar relacionamentos íntimos com o seu público; pense nas maneiras de criar histórias que agreguem valor e criem confiança. Podemos categorizar o Instagram Stories de duas maneiras: histórias baseadas em valor e histórias pessoais.

Histórias baseadas em valor são informativas e com estilo. As histórias pessoais levam os espectadores um pouco mais fundo no mundo da sua marca.

Embora o júri ainda não tenha decidido se mais consumidores adotarão o IGTV, não descarte a ideia se você acha que seu público-alvo pode estar consumindo conteúdo dessa maneira.

E se você pensa que está, comece devagar e faça um lançamento piloto. Crie 2 a 4 vídeos ao longo de algumas semanas ou meses e analise os resultados.

 

Tendência #2: Marcas que ultrapassam limites criativos

O fato de o Instagram ter começado a ocultar curtidas para todos os usuários ao redor do mundo gerou um impacto positivo na criatividade.

Antes, muitas marcas priorizavam a métrica superficial de número de curtidas sobre conteúdo criativo e significativo e relacionamentos genuínos. Mas, com o foco não estando mais nas curtidas, as marcas e os criadores podem canalizar esse tempo e energia para a criação de conteúdo mais interessante sem se preocupar se conseguirão um certo número de likes.

Todos conhecemos algumas das postagens clichês do Instagram: paredes coloridas, pratos de comida, fotos na academia...

Esse tipo de conteúdo é compartilhado repetidamente porque pode ser uma maneira fácil de obter curtidas. Ele é familiar, mas 99% do tempo não está desafiando limites criativos.

Com as curtidas ocultas, já vimos ser bem possível que marcas e indivíduos compartilhem os tipos de conteúdo que eles realmente desejam compartilhar em vez dos tipos de conteúdo que sabem ser mais agradáveis ​​para um público amplo. Este passou a ser um momento de grande mudança para a criação de conteúdo no Instagram.

O que você pode fazer para se preparar:

Como sempre, seu público-alvo e o que ele quer e precisa deve estar no centro da sua estratégia de conteúdo. Considerando este ponto, pense em como você pode elevar seu conteúdo para que seja mais interessante e envolvente do que o de seus concorrentes.

Você também não precisa começar do zero. Analise seu conteúdo até o momento para ver qual foi o melhor desempenho e pense em maneiras de aprimorá-lo.

Você pode ampliar os limites da sua fotografia ou experimentar novos tipos de conteúdo, como carrosséis, vídeos e stop motion. 

Essa é uma das tendências do Instagram que mais irá desafiar que publica na plataforma!

 

Tendência #3: Experimentar formatos de anúncio inovadores

À medida que o alcance orgânico do Instagram diminui, faz sentido que a plataforma aprimore seus recursos de anúncios para incentivar marcas e empresas a mergulhar na publicidade paga.

Vimos o Instagram introduzir sobreposições compráveis ​​nas postagens da grade em 2019, e uma das tendências do Instagram que provavelmente veremos em 2020 são os formatos inovadores de anúncios entre Stories e IGTV.

Um desses formatos de anúncio serão os novos anúncios de teste "AR" que o Instagram está testando com marcas selecionadas que vendem produtos na plataforma. Esses anúncios são experiências interativas que permitem aos usuários interagir virtualmente com o produto anunciado e ver como ele funciona.

Com 30% dos usuários dizendo que compraram um produto descoberto no Instagram, o AR é uma grande oportunidade para tornar os produtos mais demonstráveis ​​e, portanto, aumentar as vendas. Especialmente se você considerar a capacidade de compartilhamento dos filtros AR.

O simples filtro de AR das orelhas de Mickey e Minnie da Disney era super compartilhável, espalhando o reconhecimento da marca e provocando conversas e experiências entre amigos. Isso pode ser extremamente valioso para as marcas quando você adiciona o comércio eletrônico ao mix.

Por enquanto, as marcas de beleza Mac e Nars são parceiras desde o início, bem como as empresas de óculos Warby Parker e Ray-Ban. Mas não demorará muito para que este novo recurso seja lançado também para outros produtos.

O que você pode fazer para se preparar:

De acordo com a Adweek, os anúncios de RA estão se saindo muito bem em marcas como NBA, Gucci e Wayfair, com taxas de conversão que variam de 20 a 80%.

Mas não espere que todos os outros comecem a usar anúncios AR antes de você. Se a publicidade de AR fizer sentido para sua marca, crie uma estratégia e comece a testar os recursos. Ser um dos primeiros a adotar poderia resultar em enormes recompensas.

Aí está! Estes são as três maiores tendências do Instagram (por enquanto) que irão influenciar o mundo da rede social este ano.

À medida em que a plataforma continua a crescer, novos recursos serão adicionados e as alterações serão feitas com frequência, por isso é importante manter-se atualizado para que você possa ajustar sua estratégia adequadamente.

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