Planejamento: o combustível que move suas estratégias


Decidir qual é o melhor carro para a família, o momento ideal de comprar um imóvel, quando abrir o próprio negócio, traçar o destino da próxima viagem, mobiliar e decorar a casa. Para tomar todas essas decisões, visando ser o mais assertivo possível, deve-se organizar as ideias, reconhecer as necessidades e agir com base nas disponibilidades. 

Para que uma empresa tenha sucesso é necessário tirar as metas do papel e traçar um plano de ação, assim como para todas as escolhas da vida. Pensar de maneira estratégica nas futuras decisões do negócio, pontuar quais passos serão dados, porquê e para qual lado apontarão são atividades que pertencem ao planejamento estratégico, processo que é capaz de aproximar a empresa do sucesso. 

Mas antes, qual é realmente a importância do planejamento estratégico? 

De maneira simplificada, o planejamento estratégico é o processo no qual a empresa simula ações e toma decisões sobre possíveis acontecimentos. A questão estratégica é muito mais do que estabelecer metas, é ter compromisso com o que foi e será traçado. São essas pontuações fiéis que formam o propósito da marca e fazem com que as pessoas se sintam conectadas e em compatibilidade com a empresa.  

Durante o desenvolvimento do processo estratégico algumas questões são norteadoras: como tornar a empresa diferente das outras propostas do mercado? Como se tornar referência e marcar uma vantagem competitiva? Como encontrar o lugar do seu negócio em meio ao mercado?

Sem planejamento a empresa é um carro descontrolado em uma estrada cheia de curvas 

Pode parecer exagero mas não é: se o plano de negócio da sua empresa não vem acompanhado de um planejamento estratégico, você está dentro de um carro no qual não pode controlar a direção. Um dos principais problemas das empresas, e que já fez grandes nomes do mercado se perderem, é não ter as metas de curto, médio e longo prazo bem traçadas. O risco que se corre por não saber qual será o ponto de chegada pode custar muito caro. 

Para dar início ao planejamento diversas áreas precisam ser estudadas. Vamos ao passo a passo? 

1. Identifique as pessoas que serão impactadas pelo seu trabalho 

Um dos primeiros pontos durante o processo estratégico é identificar quais são as pessoas ou os grupos de pessoas que serão afetados pelas ações realizadas pela empresa, os chamados: steakholders. 

Antes de atingir essas pessoas é importante saber quais são as necessidades e expectativas desse público, o que ele consome, o que busca, em quais canais se conecta, quais são seus propósitos. Durante o estudo vale conversar com os colaboradores, já que eles contribuem significativamente para a empresa girar bem. 

2. Defina a identidade organizacional

Os três pilares principais que tornam sua empresa única: 

Missão: a razão por ela existir. 

Visão: o que a empresa deseja ser. 

Valores: o conjunto de princípios que servem de guia para o comportamento e as atitudes. 

Caso a empresa já tenha uma identidade organizacional, vale analisar quando ela foi construída para ver se no atual momento os pilares ainda se mantém atuais e válidos.

3. Monte a análise SWOT  

O termo vem do inglês e a sigla se refere a forças (strengths), fraqueza (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). A partir destes quatro pontos estudados você começa a reconhecer todas as características da empresa. De acordo com cada realidade é possível enfatizar e manter os pontos fortes, reconhecer as fraquezas, encontrar novas oportunidades e se blindar das ameaças.

4. Construa o plano de ação 

Após definir os objetivos, o seguinte passo é reunir todas as ideias e dar início à execução. Construir um plano de ação é fundamental para identificar e buscar como a marca irá atingir os objetivos e metas. Vale ressaltar que um plano de ação pode ser composto por poucas ou diversas ações. O número de sugestões não garantirá o sucesso, mas sim o impacto que as ações terão sobre o público. 

Anotou todas as dicas para montar um planejamento estratégico sólido? Se atente às necessidades do processo que você conseguirá otimizar seu tempo e ampliar os resultados.

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