Marketing Experiencial: a estratégia que aumenta o engajamento por meio de experiências dos usuários.

Muito se fala sobre a experimentação do usuário e a importância de deixá-la ainda mais valiosa. O Marketing Experiencial é a estratégia que aumenta o engajamento e o alcance orgânico da marca, através de experiências bem pensadas e executadas. Confira a estratégia e saiba como aplicá-la!  

Antes de dar continuidade à leitura responda: o que faz você recomendar uma marca a um amigo e contraindicar outra? Definitivamente, a experiência vivenciada durante o processo de compra ou no pós-venda. 

Embora o assunto seja abordado há algum tempo, esse é o principal “segredo” por trás de toda campanha de marketing de sucesso. Afinal, fazer o consumidor “sentir a essência da marca” é fundamental para desenvolver identificação e despertar a vontade de consumi-la. 


(Foto: Divulgação) 

Por que a experiência é decisiva para o sucesso? 

É simples compreender: consumidores modernos, atentos ao mercado e cada vez mais acostumados com as compras online, optam por marcas que proporcionam as melhores experiências de conteúdo. Desta maneira é possível estabelecer conexões intensas e duradouras, ampliando o alcance da marca através de feedbacks positivos. 

Mas antes, o que é Marketing Experiencial? 

O conceito trata de uma estratégia que tem como objetivo o engajamento do consumidor por meio de experiências com a marca. Ao direcionar as ações para a satisfação da persona, a marca consequentemente gera um sentimento positivo, e a venda torna-se secundária.Uma ação de Marketing Experiencial pode acontecer de diversas maneiras e envolver as mais variadas estratégias e tecnologias. Embora a experiência não se limite ao universo digital, uma visita a um estádio de basquete, por exemplo, pode ser uma das experiências proporcionadas ao cliente. 

A criatividade é o limite na hora de criar vivências em locais estratégicos. Lembre-se: a participação ativa do consumidor deve ser estimulada durante toda a ação. Assim, o engajamento será a consequência. Afinal, não faz sentido conduzir uma estratégia se o público participar apenas como ouvinte. 

Nesse tipo de evento os valores e o propósito da marca não podem ser esquecidos. Como informamos, o foco do Marketing Experiencial é a experiência proporcionada ao consumidor e não os produtos e serviços. Mas, a identidade da marca deve ser trabalhada de maneira ampla e estratégica para que seja possível criar uma imagem duradoura e positiva. 

O segredo do sucesso está nas ações contínuas, no longo prazo. Não basta desenvolver campanhas bem pensadas e proporcionar experiências encantadoras se ambas criarem valor apenas de curto prazo. Manter o contato e desenvolver um relacionamento com a audiência é fundamental. 

Quais são os três maiores benefícios do Marketing Experiencial? 

O maior benefício do conceito movido por boas estratégias é, sem dúvida, o engajamento. Ele representa a produção de experiências interativas e de imersão, aproximando o consumidor da marca e tornando a relação entre ambos fluida e natural. O resultado desse diálogo é o lead. 

Philip Kotler, professor e autor do livro “Marketing 4.0”, aponta outro benefício do conceito: dar e receber feedbacks, comentando sobre a ação com amigos. O que é maravilhoso, já que um dos principais canais de comunicação é a indicação - entre 50% e 80% do boca a boca é motivado por campanhas de Marketing Experiencial. 

Para ter sucesso na estratégia ela precisa ser sólida e bem traçada. Consequentemente, esse é o terceiro benefício do conceito: transformar leads em consumidores satisfeitos que propagam a marca de forma orgânica e frequente. Afinal, clientes satisfeitos geram mais clientes satisfeitos.

Você deseja surpreender seu consumidor e fazê-lo embarcar em uma viagem duradoura ao seu lado? Então, é hora de colocar o Marketing Experiencial em prática e fazer o conceito tornar-se parte da sua estratégia. Além de otimizar o engajamento e facilitar a conversão, o conceito gera autoridade para a marca e a projeta mais para próximo do público.

Mesmo depois de conhecer o conceito você não sabe como dar início às estratégias? Nosso time de especialistas está pronto para te ajudar, basta entrar em contato conosco! 

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