E-commerce: por que ter um?

Se você tem uma empresa, está presente nas redes sociais ou trabalha com marketing com certeza já ouviu falar em e-commerce: o comércio eletrônico. As vendas pela internet conquistaram não apenas o coração dos usuários das plataformas digitais como também a vida de quem busca praticidade e, principalmente no atual momento que vivemos, segurança. 

Com certeza, ao navegar pela internet, você já percebeu o quanto a pandemia deixou o mundo ainda mais digital. Segundo um levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), 107 mil novos e-commerces foram criados somente durante estes meses de isolamento. A cada minuto, mais de uma loja virtual é aberta no Brasil, dos mais variados nichos. 

Apenas em abril deste ano o e-commerce brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões e teve um aumento de 81% em relação ao mesmo período do ano passado. Para te ajudar a entender ainda mais sobre a importância do e-commerce e como ele deve ser gerenciado, separamos algumas informações valiosas abaixo.

Por que ter um e-commerce?

Além da sua empresa ter a oportunidade de ser encontrada e de vender para todos os lugares do Brasil, ter um e-commerce une dois processos básicos em um único momento: a venda e o atendimento ao cliente. Automações como disparo de e-mail, controle de finanças e estoque também são possíveis quando falamos em venda virtual. A agilidade na gestão deste tipo de empresa facilita o trabalho e permite ampliar as regiões de atuação.

Benefícios e desvantagens do e-commerce 

Por que o consumidor dá preferência ao e-commerce ao invés da loja física? Bom, em primeiro lugar, pela praticidade de poder realizar a compra em qualquer lugar e horário. Em segundo, porque os preços costumam ser mais baratos. Afinal, o negócio virtual tem menos custos que manter um ambiente físico com diversos vendedores, por exemplo. Em terceiro, porque é possível realizar uma comparação de preços em tempo real. Outro benefício bastante importante deste tipo de negócio é o alto potencial de vendas, já que a empresa pode atender milhares de pessoas simultaneamente. 

Nem tudo são flores, o e-commerce tem uma desvantagem que leva o consumidor a não optar pela compra online se estiver com pressa de usá-la: o tempo de entrega da mercadoria. Por isso, se você já tem uma empresa ou quer iniciar uma, pode usar esse ponto negativo para traçar uma estratégia digital de reversão e conquistar o consumidor e oferecer mais que seu concorrente. 

Tipos de e-commerce

Existem diferentes tipos de e-commerce, cada um deles atende determinada necessidade. Antes de desejar abrir um comércio eletrônico você precisa entender mais sobre cada uma das categorias. 

O e-commerce B2B (Business to Business) é utilizado por empresas que vendem para outras empresas. Geralmente este tipo de negócio comercializa máquinas e matéria-prima, embora também possa vender produtos já acabados. 

O e-commerce B2C (Business to Client) é utilizado por empresas que vendem diretamente para o cliente final. Neste tipo de comércio não há limite para os tipo de produtos que podem ser vendidos. Vestuário, eletrônicos, móveis, alimentos, serviços são algumas das opções bastante conhecidas. 

Produtos físicos x produtos digitais 

Embora ele seja muito lembrado pela compra de produtos físicos, o e-commerce também é bastante acessado para compra de produtos digitais: filmes e séries, e-books, cursos, mentorias e softwares, por exemplo. 

Em comparação com a venda de produtos físicos, os digitais não sofrem com problemas bastante conhecidos pelos consumidores: estoque e entrega. Porém, a concorrência é ainda maior e muitas vezes desleal. Afinal, muitos produtos podem ser obtidos de maneira gratuita. 

Agora que você já conhece mais sobre o mercado online e sabe qual é o tipo de e-commerce ideal para sua empresa, entre em contato conosco por e-mail ou pelas redes sociais. Uma plataforma de sucesso precisa de boas estratégias e gerenciamento correto. Conte com a gente!  

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