Branded Content: o que é e porque unir marcas e consumidores


Quantas vezes, enquanto assistia à uma propaganda, você ficou emocionado(a) ou acompanhou o comercial até o final embalado(a) por sua narrativa encantadora e de forte conexão? As estratégias de Branded Content têm como objetivo fortalecer a marca e a identificação dos consumidores para com ela, através de ações publicitárias. Aqui, a intenção não é vender e sim envolver. A venda é uma consequência da identificação.


Se há alguns anos as propagandas e ações estratégicas já despertavam conexões e compatibilidades reais, depois da pandemia esse cenário tornou-se ainda mais frequente, profundo e necessário. O foco da comunicação é o universo digital, e os diversos formatos como áudios, vídeos e grandes produções são utilizados para despertar sentimentos.

O Branded Content é um dos pilares do marketing, e seu conjunto de estratégias têm como objetivo despertar sentimentos e gerar identificação a partir de um storytelling que represente momentos do cotidiano e questões sociais diversas. O combo entretenimento, publicidade e informação é um dos fatores responsáveis pelo sucesso de uma ação bem desenvolvida. 

Quando bem pensadas, as ações digitais geram buzz e ganham ainda mais confiança do público. O resultado da sintonia entre os consumidores e a marca é visto nas vendas, que são diretamente impactadas. Apesar das ações não terem a conversão financeira como foco, no Natal, por exemplo, é impossível não lembrar da Coca-Cola durante a ceia em família. 

Branded Content, pandemia e universo digital

Não é necessário navegar muitas horas pelas redes sociais e plataformas de streaming para perceber que durante os últimos meses, desde o início da pandemia, a velocidade da produção dos conteúdos digitais ficou ainda mais intensa. Um exemplo dessa aceleração foram as lives realizadas no ano passado, que tomaram conta da internet.

A frase “o céu é o limite'', quando se trata da internet, faz total sentido - ou melhor, nem o céu limita as invenções tecnológicas. Com apenas um clique ou com um simples comando de voz você assiste, desassiste, curti, comenta, compartilha, salva e envia um conteúdo para outras pessoas. Criar seu próprio conteúdo, então, está cada vez mais acessível. 

Se você está se questionando o porquê de toda essa rapidez na produção de conteúdo, a Geração Z explica. Além dos Millennials, a Z consome as mídias sociais com cada vez mais intensidade e para tudo. 

Resumidamente, o Branded Content:

  • Não cria comparação com os concorrentes. Muito pelo contrário, quando necessário, junta-se a eles para fortalecer uma causa social, por exemplo; 
  • Se faz presente em diversos formatos de conteúdo para atingir o maior número de consumidores; 
  • Está ligado à uma ação social verdadeira e honesta; 
  • Costuma contar com depoimentos reais; 
  • Desperta experiências encantadoras e dignas de serem compartilhadas. 

E, vale reforçar que todos esses pontos vão de encontro com os anseios e comportamentos dos millennials: 65% dos consumidores se conectam emocionalmente com as marcas que consomem, segundo uma pesquisa realizada pelo Customer Thermometer; e 83% dos brasileiros compram marcas alinhadas aos seus valores pessoais. 

O futuro das empresas e dos consumidores:

  • As marcas buscam despertar a curiosidade através de algo inédito - revolucionar o mercado é cada vez mais necessário.
  • As empresas utilizam novos formatos e novas maneiras de compartilhar ideias e ideais. 
  • Os consumidores se tornam mais informados e seletivos a cada dia. 
  • As pessoas não aceitam mais qualquer comunicação, produto/serviço ou posicionamento. 
  • Enquanto as marcas vendem seus valores, os consumidores compram os mesmos posicionamentos e ideais que têm ou buscam ter. 

Exemplos de Branded Content 

Dove Real Beauty Sketch

O vídeo da campanha conta com mais de 69 bilhões de visualizações - sendo o filme mais visto da história publicitária.

The Lego Movie

Eleita a marca mais valiosa pela consultoria de negócios Brand Finance - inclusive mais do que a Ferrari -, a campanha é considerada uma das maiores ações de Branded Content.

Projeto Verão Dentro de Você 

As campanhas da Natural estão sempre atreladas à natureza e ao bem-estar. E como parte do lançamento de uma nova linha, Ivete Sangalo fez parte de um projeto de autocuidado.

Coca-Cola Christmas Commercial 2020 

Um dos comerciais de Natal do ano passado, com mais de 8 milhões de visualizações, reforça a importância de demonstrar carinho pelas pessoas que ama, independente de como.

Para ser lembrado e se destacar no meio digital, desenvolver uma campanha de Branded Content exige muita pesquisa, criatividade, dedicação, coragem para tentar o novo, e planejamento e produção bem alinhados. 

Você deseja ter uma marca com mais identificação com o público, aceitação de mercado, vendas efetivas e relevância  no universo digital? Mande uma mensagem para a gente!

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