6 dicas essenciais para vender produtos nada simples e fáceis

 

Você que trabalha diariamente com venda, de produto ou serviço, sabe que nem todos os itens são fáceis e simples de vender, e que muitas vezes as equipes comerciais “sofrem” para conseguir efetivar a venda de algo muito complexo e específico. Mas, acredite: tudo pode ser comercializado. Só depende da abordagem! 

Quer saber como melhorar e aumentar as vendas da sua empresa e fazer seu time comercial vibrar com as novas conquistas? Confira as 6 dicas abaixo e depois de anotá-las, coloque-as em prática! 

  1. Deixe claro seu valor

Sejamos sinceros, seria maravilhoso se para vender bastasse mostrar o produto e, automaticamente, os clientes acreditassem que ele é a melhor opção do mercado e em seguida realizassem uma compra. Mas, você já sabe que a realidade não é essa. 

Para propagar o propósito de marca e efetivar uma venda, você e seu time de colaboradores precisam apresentar o produto/serviço e explicar por que as pessoas devem comprá-lo e o que o torna a melhor opção do mercado. O cliente necessita de proximidade, soluções e exclusividade.  

Independente do item comercializado, e principalmente quando esse item é algo complexo e pouco compreendido, um dos fatores mais importantes é compartilhar e enfatizar o valor dele. Como? Explicando e garantindo que o produto vale cada centavo e que ele irá solucionar a dor dos leads. Assim, ficará quase impossível resistir à compra.  

  1. Mostre resultados e satisfação 

Números não mentem. Assim como depoimentos de clientes encantados com o resultado de suas aquisições. 

Por isso, para comprovar a narrativa utilizada por você, seu time comercial e seu time de marketing ao falarem sobre o produto à venda, compartilhe informações que são tão valiosas quanto ouro: dados e depoimentos de clientes. 

Além de ajudarem a vender seu produto, eles comprovam que a oferta da sua empresa é realmente a melhor possível. E os argumentos usados pelos clientes fará com que os leads desejem vivenciar a mesma experiência. Fique atento: esses argumentos de vendas devem fazer parte do processo da venda e dos conteúdos e materiais de marketing 

Atenção: utilizar apenas os depoimentos onde os clientes afirmam que seu produto é ótimo não comprovará suas afirmações. Os trechos compartilhados precisam realmente explicar como e por que os clientes enxergaram valor no seu produto. 

Em seguida, para reforçar e comprovar as falas, compartilhe dados importantes sobre as vendas como o aumento delas, a evolução da efetividade e produtividade da empresa, e o propósito pelo qual ela existe.

 

  1. Entenda e respeite os processos e decisões dos leads

Para vender produtos complexos é preciso entender e respeitar os estágios de decisão dos leads. Isso significa que nem sempre o cliente para quem você está tentando vender se identifica, procura ou necessita do seu produto. Quando perceber a não identificação o melhor a fazer é ajustar a comunicação de marketing de acordo com a necessidade do momento. 

Dica extra: para efetivar a venda tenha materiais voltados tanto para o consumidor final quanto para quem toma as decisões empresariais, caso sua empresa esteja dialogando com outra instituição. 

  1. Conheça as necessidades o seu mercado 

Sim, é óbvio e também básico. Porém, muitas empresas ainda cometem erros ao desenvolver e oferecer produtos e soluções não compatíveis com o público que desejam atingir. 

Quanto mais inserida sua empresa estiver no seu mercado-alvo, mais ela saberá compreender as necessidades do público e as realidades vivenciadas por ele. Saber de todas essas informações vai ajudá-lo no momento da venda e quando for oferecer a solução para determinado problema. Quanto mais você estiver alinhado com o mercado, mais autoridade terá no momento de argumentar e oferecer algo.

  1. Ensine, sem cobrar nada, sobre seu produto

Gerar conteúdo de valor através de publicações nas redes sociais ou de um infoproduto como um tutorial/guia/checklist/e-book, por exemplo, é essencial para que você eduque seu público sobre seu produto. 

Compartilhar conhecimento de maneira gratuita é uma excelente estratégia para se destacar dos concorrentes e cativar as pessoas, que se sentirão ainda mais conectadas à marca. 

Quanto mais descritivo, eficiente, direto e prático for o material, mais absorção ele terá. E, consequentemente, mais pessoas se sentirão prontas para comprar o produto ou serviço vendido. 

  1. Posicione-se acima dos concorrentes

Quando o item comercializado é simples e cotidiano, o público já realiza comparações entre os concorrentes. Quando você trabalha com um produto complexo, há grandes chances de seus leads o compararem ao da concorrência. E quando isso acontece é fundamental saber se posicionar acima dela. 

Mas, lembre-se que: para se posicionar acima da competição é necessário humildade, educação e dados que comprovam o sucesso de sua empresa. É imprescindível transmitir os diferenciais que o tornam melhor que seus concorrentes. 

Para conseguir se posicionar acima dos concorrentes com sabedoria e veracidade, você precisa estudar sobre as empresas e saber seus pontos fracos e o que as torna uma ameaça para seu nicho. Acompanhar a concorrência e aprender com ela é essencial para que você saiba vender sua empresa com ainda mais sabedoria. 

Afinal, quanto mais você souber sobre esses concorrentes, mais fácil será limitar as comparações vindas do público.

Se mesmo depois dessas 6 dicas essenciais para vender produtos complexos e nada simples você ainda perceber que necessita de um time estratégico para traçar, conduzir e nortear as ações de sua empresa, conte com a gente!

Juntos geramos resultado dentro e fora das telas. Acompanhe nossas redes para conferir mais conteúdos e dicas!

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