Já vivemos a era do Marketing 1.0, 2.0 e 3.0. Agora é a vez do 4.0 atual na economia digital e revolucionar a internet e todas as transformações que envolvem tecnologia e sociedade. Conheça tudo sobre a nova era!
De todas as atividades diárias que você pratica, quantas conseguiria executar sem a tecnologia? Certamente, pouquíssimas, não é mesmo? Que estamos vivenciando a era do marketing digital, que a tecnologia permeia nossa vida e que ela é fundamental para conectar marcas e pessoas, todo mundo sabe.
O Marketing 4.0 é o mais recente estágio do mercado. Empresários, usuários de redes sociais e profissionais da área de comunicação notam cada vez mais resultados quando se trata de marketing digital. Isso porque diariamente as plataformas digitais sofrem atualizações e os consumidores utilizam ferramentas digitais para pesquisar preços, conhecer novas marcas e comprar produtos. Esse é o comportamento padrão atualmente: utilizar a tecnologia em todas as áreas da vida.
E se você está se questionando qual é a importância do Marketing 4.0 para sua empresa, saiba que é onde os consumidores estão. Ou seja, o ambiente que as marcas também precisam estar e onde a linguagem utilizada deve ser a mesma mantida pelo público, para que a conexão seja ainda mais forte.
Marketing 4.0 é um conceito criado por Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno. Lançado em 2016 em parceria com Hermawan Kartajaya, o livro “Marketing 4.0: do tradicional ao digital” apresenta todas as características da nova era do marketing, que segundo os autores representa a revolução digital para as empresas.
Os anúncios em TV, jornais, revistas e rádios já não são mais suficientes se não estiverem atrelados com investimentos digitais. Afinal, o comportamento do consumidor mudou e a comunicação das empresas precisa estar alinhada com essa transformação do cotidiano.
Para que a transformação aconteça corretamente dentro de uma organização, o primeiro passo é mudar o mindset da equipe. Compreender a nova realidade e o porquê de sua importância é fundamental antes de aplicar o marketing digital.
Segundo Kotler, a conexão causa mudanças bastante importantes na sociedade:
Para que as empresas estejam em sintonia com o público, as organizações precisam ser inclusivas, horizontais e sociais.
Neste primeiro momento, o mercado apresentava baixa concorrência e escassas opções ao consumidor. Diante disso, o foco das empresas eram seus produtos e a produção dos itens.
O estudo do público-alvo, a personalização e os diferenciais não existiam. Para vender os produtos e serviços, as marcas apenas massificam a divulgação.
Nesse momento a concorrência entre as empresas aumenta, e com isso surge a preocupação com a construção e percepção de marca. Ou seja, a identidade das empresas começa a ser trabalhada de maneira mais individual e estratégica.
Os consumidores se tornaram mais exigentes em relação às marcas e passaram a ter mais opções de escolha. Por isso, as marcas começaram a adotar a segmentação, para dialogarem com o público que desejam captar.
Esse estágio é marcado pela transição das empresas, que em vez da segmentação passaram a apostar na personalização. Afinal, embora as pessoas pertençam à comunidades, elas são seres únicos.
Para as marcas se conectarem com o público, as organizações também adotaram valores humanos. Para gerar identificação com cada pessoa. Afinal, é isso que os consumidores esperam de uma marca: posicionamento e proximidade, e não apenas venda.
As grandes transformações digitais aconteceram após o Marketing 3.0, em diversos meios online. Mas, a revolução digital foi tão impactante, que Kotler desenvolveu um novo conceito para o atual cenário da economia digital.
O Marketing 4.0 não é um substituto para o Marketing 3.0: as empresas precisam seguir com valores humanos e assumir as personalidades das marcas. O que mudou é que agora a tecnologia assume um papel protagonista nesse novo cenário.
Agora que você já compreendeu o Marketing 4.0 e o acompanhamento dos conceitos até aqui, está na hora de aprender como colocá-lo em prática. Para isso, fique atento à lista abaixo:
Para que a empresa se comunique de maneira próxima e direta com o público, nada melhor do que investir em uma brand persona. Assim, a empresa assume uma identidade e evidencia seu propósito e seus valores.
Conversar com o público de igual para igual é fundamental. E unir-se à concorrência também é uma estratégia que só tende a fortalecer ambas as organizações.
No universo digital, cenário que vivemos imersos nos últimos anos, qualquer pessoa pode manifestar sua opinião, compartilhar experiências e influenciar nas decisões de outros consumidores. Por isso é importante que você saiba que não tem total controle da sua empresa e do que falam dela. Os consumidores constroem a reputação da marca.
Claro que atitudes estratégicas podem minimizar os impactos negativos. O manual de gerenciamento para crises de imagem, por exemplo, é fundamental para saber o que fazer e como agir quando for surpreendido como empresário.
A vida acontece dentro e fora das telas. Justamente por isso é fundamental que o marketing online esteja atrelado ao offline, como Kotler defende no livro. Afinal, o consumidor vive um paradoxo: se comunicar cada vez mais pelas redes sociais e valorizar as vivências e experiências do “mundo real”.
O que fazer para sua marca suprir as expectativas dos consumidores? Investir na experiência omnichannel, que é uma estratégia de uso simultâneo conectada em diferentes canais de comunicação, sejam eles online ou offline, que visa proporcionar uma experiência inesquecível ao consumidor.
Como sabemos, o consumidor está cada vez mais informado, exigente e ocupado. Não basta desenvolver uma publicação ou investir em anúncio patrocinado, por exemplo, e esperar um retorno grandioso e uma audiência fiel e sólida. Gerar informações relevantes para as pessoas é o que faz sua marca ganhar o coração e a atenção delas.
Resolva alguma dúvida, apresente algo novo, ensine a maneira correta de usar, compartilhe experiências e dicas, mostre o processo e não apenas o resultado final. Para criar laço com o consumidor é preciso mostrar-se à disposição e mais do que isso, estar disposto a aprender com ele.
Lembre-se que: se sua marca não faz parte do universo digital ela não existe para o mundo.
Forte e verdadeira, a frase acima diz muito sobre a importância de fazer parte da comunicação online, já que por muito tempo empresas trataram o público como massa e escolheram apenas um veículo de comunicação baseado em achismos.
Assim como a tecnologia e a sociedade, o marketing também precisa evoluir. Vale reforçar que a transformação digital não engloba somente o marketing. A transformação acontece também na estrutura das empresas, que coloca a tecnologia como um norte para todas as demais ações.
Agora que você já sabe tudo sobre Marketing 4.0 está pronto para colocá-lo em prática na sua empresa. Certo? Se mesmo assim você ficou com dúvida ou não sabe por onde começar, conte com a gente para se relacionar com os consumidores da maneira correta!