Vende mais que pão quentinho.

A campanha de lançamento criada pela Free para a sanduicheira Click da Cadence está sendo um sucesso. Com um arsenal de vídeos para as redes sociais e uma estratégia de mídia on-line multifacetada, combinada com mídia em televisão e pontos de vendas, e da estratégia de patrocínio no programa Pretinho Básico na rádio e na web, a campanha está superando as expectativas.

Unifique voooooa com nova campanha da Free

É da Free a mais recente campanha da Unifique, promovendo a banda larga de fibra óptica que foi 4x seguidas a melhor banda larga do Sul do Brasil.

A campanha destaca o desempenho dos serviços da anunciante, por meio do mote Vooooooooa, que se apresentou em diferentes mensagens para diferentes públicos.

 

O tema de voar permeou a campanha em múltiplas peças, seja de forma simbólica ou literal, como foi o caso do banner voador, peça que atraiu a atenção de passantes incorporando de forma prática a mensagem.

Além desta peça, a campanha contou com ações em shopping center, presença digital em portais e redes sociais, apoio impresso e mídias de massa como OOH, rádio e televisão, posicionando a marca Unifique e apresentando planos promocionais.

Mata nativa protagoniza outdoor da Free para a SEMMAS de Blumenau

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Blumenau é a cidade catarinense com maior cobertura nativa preservada, e nesse junho verde a SEMMAS - Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade - apostou em um campanha para valorizar os esforços em prol da preservação ambiental na cidade.

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A campanha Blumenau + Verde, criada pela Free contou com estratégias on e off-line em um mix variado. Em OOH o destaque foi para a instalação do outdoor vazado que usa a própria natureza da cidade como plano de fundo, chamando a atenção de transeuntes e motoristas. Já as estratégias digitais, além de disseminar a mensagem, levaram leitores ao hotsite onde descobriram números importantes acerca do cuidado com animais silvestres, doação e plantio de mudas nativas, cuidados com os parques municipais e mais.

Respeite os nossos mananciais

Este é o mote da campanha criada pela Free Multiagência para o Samae de Blumenau.

A prefeitura de Blumenau recolheu mais de 30 toneladas de lixo e dejetos dos rios somente nos dois primeiros meses deste ano. Peso equivalente a mais de 7 elefantes, o que compromete a qualidade e a capacidade de captação, tratamento e abastecimento de água, especialmente quando somado a chuvas intensas nas cabeceiras e erosão das margens.

Um fornecimento de qualidade começa com cada um de nós. Para não faltar, todos têm que colaborar. O lançamento da campanha aconteceu simbolicamente no Dia da Água, para marcar ainda mais essa data tão importante.

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Reposicionar marca da Construtora Convisa

Para se reposicionar no mercado, a Convisa Construtora e Incorporadora, de Joinville, buscou uma nova forma de se comunicar com seus públicos.

Para começar a elaborar a estratégia, elaboramos um planejamento específico com participação de todos os setores da agência, como atendimento, mídia, redes sociais e área de criação. No atendimento, uma equipe com know-how no segmento da construção civil foi designada para aprimorar os resultados.

“A ideia é fortalecer a marca Convisa, o institucional. Anteriormente, a divulgação da construtora estava mais focada no produto, nos empreendimentos. Para fazer essa mudança, apostamos em estratégias integradas de mídia off-line e de marketing digital”, explica Juliana Pfau, atendimento da Free Multiagência.

Segundo o diretor de Criação da Free Multiagência, Rodrigo Oliveira, a comunicação da Convisa visou um fortalecimento de marca desde o inicio. “Não apenas na questão de posicionamento, mas em deixar transparecer todos os esforços e a qualidade que a empresa de fato imprime em suas obras. Nossa intenção foi evidenciar o presente, os novos processos, os cuidados que são empregados mesmo nos detalhes, elevando cada obra a um outro patamar”, explica.

Com essas informações, foi criado o slogan “Quem tem um Convisa quer logo chegar em casa”. As peças publicitárias oferecem destaque para detalhes como o isolamento acústico, elevadores mais rápidos, peças sanitárias com maior design, o cuidado na escolha dos revestimentos, seguindo uma linha de trabalho junto aos materiais digitais do cliente. “O cuidado aos detalhes em cada empreendimento acaba se refletindo na comunicação”, conclui Rodrigo.

O resultado já pode ser acessado, com vídeos digitais ao estilo stories, que apresentam diferenciais competitivos da construtora em relação ao mercado e ressaltam aspectos da construção, do design e de elementos de infraestrutura utilizado nas obras.

Além disso, a estratégia inclui a criação de peças externas, como outdoors e painéis, com o objetivo de fixar a marca e apoiar o conceito institucional da construtora. O planejamento também conta outras ações que serão ativadas ao longo do ano, incluindo campanhas de empreendimentos.

Rebrainding da marca Apoio Comunicação

 

24 anos e muitos clientes depois, a Apoio Comunicação sentiu a necessidade de mudar.

No rebranding da marca desenvolvido por nós, uma coisa permanece igual: a paixão por comunicar.

Lugar de marquinha é na beira da praia. Campanha Sinapro-SC

Lugar de marquinha é na beira da praia e as agências filiadas ao Sinapro-SC sabem muito bem disso.

Este ano, nós fomos a agência escolhida para desenvolver a campanha institucional do Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina.

O resultado, é claro, envolve tudo aquilo que não pode faltar em uma agência filiada ao Sinapro: estratégia e criatividade para solucionar problemas de comunicação.

Ó, simplifique: a nova campanha de branding da Cadence

Às vezes, é preciso simplificar. Para a campanha digital de reconhecimento de marca da Cadence, quatro coisas não poderiam faltar: jovialidade, energia, animação e alegria.

Para potencializar a campanha, criamos um jingle mais 2022 impossível: um funk, o estilo musical que domina as plataformas de vídeo, com ritmo dançante, referências ao TikTok e letra de fácil memorização que reforça o mote da marca.

O toque especial fica por conta de Marcus Majella, embaixador da Cadence e estrela da campanha. Aperte o play e confira — mas tenha cuidado: pode ser que o refrão chiclete não saia da sua cabeça tão cedo!

Humanização da Comunicação

Antes de ter, é preciso ser. A frase é pequena, mas representa uma filosofia inspiradora e muito abrangente, que vem norteando a nossa reestruturação física e profissional, um processo que começou durante o período de pandemia e que ganhou força principalmente no mercado das agências de comunicação.

Inovação e Transformação

Com 35 anos de atuação, seria muito fácil bater no peito e dizer: somos a melhor agência de comunicação e aguardar os clientes na porta. Mas, atualmente, em um mundo cada vez mais competitivo e com informação tão disseminada pelas novas tecnologias, não basta saber as coisas. Para ter resultados, você precisa ser a pessoa que você quer. Por isso, nós aqui na Free Multiagência temos trilhado um caminho inovador para despertar o valor e a virtuosidade das pessoas em busca de bons resultados lá na frente.

Falar do futuro das agências e das transformações pelas quais estamos passando já deixou de ser novidade. Vamos direto para algumas tendências, que irão forjar esse novo caminho a ser trilhado. A começar pela criatividade. A Free sempre foi reconhecida por cultivar a reputação criativa de seu capital humano e entende que cada vez mais será fundamental enxergar potencial e investir em nossos colaboradores.

Criatividade, Dados e Expertise Humana

Junto a essa reputação criativa, é preciso aliar as novas capacidades digitais, uma vez que é essencial corresponder às expectativas do novo mercado, cada vez mais globalizado e influenciado por “likes”. Essas novas capacidades pressupõem novas habilidades e até novos perfis profissionais, como por exemplo, um analista de dados. Sim, os dados hoje são referência para o marketing digital, na busca por clientes, por meio dos chamados leads, substituem a subjetividade (intuição e experiência) na hora da tomada de decisão.

Mas engana-se quem pensa que o algoritmo e a inteligência artificial são suficientes. Voltamos ao lema do início do texto. Não adianta ter o dado, se não tiver um profissional capacitado para analisá-lo. As abordagens podem estar baseadas em dados e algoritmos, mas a análise se torna também mais complexa e exige uma expertise humana capaz de traçar uma estratégia assertiva e eficiente, para alcançar cada tipo de público com a mensagem certa, e integrar cada vez mais a comunicação. Além desse foco nos dados e na capacidade de análise, a Free também tem feito esforços para ser responsável socialmente perante sua comunidade.

Social

As ações ao longo dos anos e a criação do Instituto Fernando Reichert evidenciam essa faceta. É também uma oportunidade de diálogo com o consumidor e de geração de valor para a agência. A responsabilidade social é um pequeno ensaio do universo ESG, sigla criada em 2004 e que tem sido adotada por grandes corporações que desejam ser socialmente responsáveis (S), ambientalmente sustentáveis (E) e administradas de forma correta (G). Conseguimos assim realizar um trabalho essencial para o nosso posicionamento e de cada um dos nossos clientes e podemos ajudar a construir e desenvolver marcas com novas leituras de mundo, costumes e comportamentos da sociedade. Um começo foi dado e que buscaremos priorizar em longo prazo.

roberta reichert diretora negócios digitais

Roberta Reichert é diretora da Free Multiagência, com quase 15 anos no mercado de comunicação.
Está à frente de negócios digitais da agência e também nos novos projetos.

Marketing Interativo: exemplos de como envolver o público em experiências digitais tecnológicas


No mundo digital de hoje, onde as marcas e as invenções tecnológicas disputam a atenção e o interesse do consumidor, proporcioná-lo a participação em uma experiência multimídia interativa, aumenta o envolvimento dele com determinada marca. É por isso que o Marketing Interativo, qualquer tipo de ação que possibilita a interação com conteúdo visual ou escrito, é uma tecnologia que ganha cada vez mais espaço e força.
  

Nos dias de hoje, onde consumimos praticamente 24h de conteúdo digital, existe algo mais atrativo, envolvente e interessante do que se deparar com uma invenção tecnológica que proporciona experiência multimídia interativa ao público? Gigantescos painéis de LED e intervenções em 3D são práticas tecnológicas cada vez mais usadas no mundo, por diversas marcas, para aumentar o envolvimento com seu público-alvo.  

As ações tecnológicas podem melhorar os resultados das empresas e ajudá-las a se destacar, através do envolvimento com o público. Já que, no mundo digital de hoje, é mais importante do que nunca se destacar em meio à multidão, aos concorrentes e impressionar o mercado-alvo. 

O principal motivo pelo qual esse tipo de marketing vem ganhando popularidade?
É que ele faz com que o público “dê um passo à frente” e se envolva com a marca. Ao invés de ler um post, uma matéria ou dar play em um vídeo, por exemplo, o consumidor pode dedicar um tempo a interagir com o conteúdo interativo de determinada marca. 

Mas, o que exatamente é Marketing Interativo?

Marketing Interativo é qualquer tipo de ação de marketing que possibilita ao público interagir com um conteúdo visual ou escrito. A interação pode ser algo simples como um quiz online, um infográfico, um jogo, transmissão ao vivo, áudio. Ou uma experiência multimídia com painel de LED e intervenções em 3D, por exemplo. 

Em resumo: o Marketing Interativo convida o público a se envolver com a marca! 

Agora que você já sabe o básico sobre o que é Marketing Interativo e as vantagens de investir nos diferentes conteúdos que envolvem o consumidor, reunimos os 5 exemplos mais impactantes e tecnológicos para que você se inspire e crie suas próprias experiências! 

  1. Vitrine 3D - ShaneF Motion Design

Envolver moda e tecnologia é sempre um sucesso, e faz a cabeça do público rapidamente.

A vitrine da Zara de Nova York, e agora também a do Shopping JK Iguatemi (São Paulo), contém magníficos gráficos 3D desenhados pelo artista Shane Fu, do estúdio ShaneF Motion Design

As obras digitais fazem parte das intervenções artísticas em 3D expostas nas gigantescas vitrines de marcas como Zara e Louis Vuitton. 

  1. Experiência interativa personalizada - MyHeritage’s Deep Nostalgia

Quem não gostaria de olhar novamente para aquela pessoa especial que partiu, mesmo que de maneira breve?

O MyHeritage, uma plataforma de genealogia online, uniu o desejo do público com um conceito unificador de imagem e deu origem a uma fantástica e emocionante experiência. 

Para poder ver novamente o ente querido, o usuário precisa criar uma conta e fazer o upload de fotos da pessoa que deseja matar a saudade. Em seguida, a imagem fica animada e mostra o rosto, em formato de vídeo, com algumas expressões faciais. 

  1. Show interativo - Travis Scott com Fortnite 

Já pensou estar jogando videogame e ser surpreendido com uma apresentação virtual de um dos artistas mais relevantes do cenário musical internacional? 

O músico Travis Scott surpreendeu pelo menos 14 milhões de jogadores e fãs ao fazer uma apresentação virtual, do seu novo álbum “Astronomical”, no game “Fortnite”. 

A Epic Games, desenvolvedora do show virtual, afirmou que a performance bateu o recorde de show com mais “público” no “Fortnite”. Os jogadores podiam interagir com o artista “pessoalmente” durante o show. 

  1. Show interativo - Pokémon Day com Post Malone 

Combinar uma das maiores marcas de animação com uma estrela internacional da música é o combo para o sucesso absoluto. 

A equipe do Pokémon criou um show interativo especial para promover o 25˚ aniversário. O evento, uma transmissão ao vivo, contou com o músico Post Malone como personagem de desenho animado. Enquanto o músico realizava o show, os personagens do Pokémon interagiam com ele. 

  1. Tela de LED em 4K - Felino hiper-realista com Cross Space

Já pensou estar andando nas ruas e se deparar com um felino hiper-realista em uma tela de LED interagindo com o público? 

A Cross Space, uma das empresas desenvolvedoras da gigantesca tela de LED em Tóquio (Japão), exibiu um gato hiper-realista em 3D que ganhou vida em uma tela com curvatura de 1.664 pés quadrados (154 metros quadrados) e resolução em 4K. 

O felino simpático que estampava a tela tinha uma rotina interativa com os moradores e frequentadores da região, das 7h às 1h. De manhã ele acordava, à tarde podia ser visto de pé miando para quem passava nas ruas, e à noite, sonolento, se deitava e adormecia com a cabeça apoiada nas patas. 

Viu só?! Os conteúdos de Marketing Interativo são realmente surpreendentes e envolventes. Além de fomentar a interação com o público, são excelentes estratégias para destacar marcas em meio aos concorrentes. 

Chegou a hora de você colocar os ensinamentos em prática e oferecer ao seu público-alvo uma forma infalível de conexão e interesse. Se você não souber como formular o planejamento estratégico para colocar a tecnologia em prática, conte conosco!